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Eixo SP inicia nova era na fiscalização de caminhões com excesso de peso

Redação 6 de junho de 2025
PESAGE,

Sistema HS-WIM Radar é pioneiro em São Paulo e permite autuações automáticas sem necessidade de parada; inovação aumenta fluidez no tráfego, reduz emissão de CO₂ e impulsiona eficiência logística

A Eixo SP Concessionária de Rodovias deu um passo decisivo rumo à modernização da fiscalização de cargas nas rodovias paulistas. Nesta semana, foram realizadas as aferições oficiais do primeiro sistema HS-WIM Radar do Estado de São Paulo — tecnologia de ponta que permite a pesagem em movimento e a autuação de veículos com excesso de peso sem que precisem parar nos Postos Gerais de Fiscalização (PGFs).

O projeto é pioneiro no âmbito do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e está sendo implantado inicialmente no PGF da Rodovia Washington Luís (SP-310), em Corumbataí, com homologação prevista para os próximos 30 dias.

Monitoramento inteligente e 100% automatizado

O sistema HS-WIM (High-Speed Weigh-in-Motion), desenvolvido em parceria com a integradora Fiscaltech, foi submetido à verificação técnica conduzida pelo Inmetro, com acompanhamento da Artesp e da própria Eixo SP. Os testes incluíram veículos comerciais de 3 a 7 eixos, trafegando a velocidades variadas — de 7 km/h a 90 km/h — comprovando a precisão dos sensores e do software responsável pela coleta e análise dos dados. “Estamos dando um salto tecnológico que coloca a Eixo SP na liderança nacional em inovação no setor de concessões rodoviárias. Com o HS-WIM Radar, promovemos mais segurança viária e eficiência no transporte”, afirma Fábio Souza, gerente de Operações e Tecnologia da Eixo SP.

A tecnologia realiza, em tempo real, a leitura do peso por eixo, do peso bruto total, das dimensões do veículo, do número de eixos, da velocidade e da placa de identificação. Todos esses dados são processados instantaneamente — sem qualquer necessidade de parada. Se detectada alguma irregularidade, o sistema envia os dados automaticamente ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para emissão da infração.

Fim das filas e mais produtividade nas estradas

Diferentemente do modelo tradicional, em que caminhões precisam parar em balanças estáticas, a fiscalização automatizada por radar representa um alívio logístico para os transportadores de carga, reduzindo tempo de viagem, congestionamentos e até mesmo emissões de gases poluentes, como o CO₂ — uma contribuição significativa para a sustentabilidade ambiental.

A operação ininterrupta — 24 horas por dia, 7 dias por semana — também reforça a efetividade da fiscalização, combatendo de forma contínua o excesso de peso, um dos principais fatores de desgaste prematuro do pavimento e de risco à segurança viária.

Próximos passos: Dracena e Rio Claro

Após a homologação em Corumbataí, o sistema será expandido para os PGFs de Dracena (SP-294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) e Rio Claro (SP-310), onde a Eixo SP já possui infraestrutura de pesagem dinâmica. Os locais foram adequadamente preparados com plataformas de 120 metros de pavimento nivelado, garantindo precisão nas medições.

Um modelo nacional

O avanço da Eixo SP coloca o Estado de São Paulo na vanguarda da fiscalização rodoviária no país. O uso do HS-WIM Radar reflete uma tendência global de automatização e inteligência na gestão de rodovias e deverá servir de modelo para outras concessões em território nacional.

Combinando eficiência, fluidez, tecnologia e sustentabilidade, o novo sistema inaugura uma nova era na relação entre fiscalização e logística — com impactos diretos na economia, no meio ambiente e na segurança dos mais de 1 milhão de veículos que circulam diariamente pelas rodovias sob gestão da concessionária.

 

 

 


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