
O Conselho Municipal de Economia Solidária (COMESOL) elegeu, na tarde desta segunda-feira (25/8), a sua nova diretoria executiva para o biênio 2025/2027, em cerimônia realizada no auditório do Departamento de Economia Solidária (DAES).
A presidência ficará a cargo de Antônio Nilder Furtado, com Juliana Borges Barbosa na vice-presidência. A secretaria será composta por Genesi Lourenço Fukuda (1º secretário) e Caio Yamazaki Saravalle (2º secretário).
O COMESOL é um órgão consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, formado por 10 representantes da sociedade civil e 10 do poder público, além de suplentes, conforme estabelece a Lei nº 15.853/2011. A atual composição de membros titulares e suplentes foi definida durante a VII Conferência Municipal de Economia Solidária.
Vinculado ao Fundo Municipal de Economia Solidária, o conselho tem como objetivo fomentar iniciativas no setor, apoiando feiras, empreendimentos de alimentação, artesanato e outras atividades empreendedoras na cidade.
Para o diretor do DAES, José Eduardo Araújo, o papel do COMESOL é estratégico. “É um órgão autônomo e permanente que fortalece os empreendimentos de economia solidária. Analisa, debate, propõe e acompanha projetos baseados nos princípios da autogestão, participação, cooperação e responsabilidade social.”
A eleição da nova diretoria foi acompanhada pelo secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, que ressaltou a importância do conselho para o desenvolvimento econômico local e a promoção de políticas públicas voltadas à economia solidária.