
O ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima (PT), foi o entrevistado da manhã desta quinta-feira, 18, no programa Primeira Página no Ar, da São Carlos FM (107,9). Em uma fala extensa e marcada por críticas e balanços, o professor destacou a crise da saúde primária do município, a importância da retomada das obras do Hospital Universitário da UFSCar e a luta pela implantação de um novo curso de medicina em parceria entre a Unicep e a Santa Casa.
Logo na abertura, Newton desejou melhoras ao ex-prefeito Airton Garcia, internado em estado grave na Santa Casa, e reafirmou seu compromisso histórico com a saúde pública da cidade. “Infelizmente, a atenção primária em São Carlos está cruel, muito cruel, com falta de médicos, demora nos atendimentos e graves denúncias que a população vivencia diariamente”, disse.
Retomada do HU e curso de medicina
O ex-prefeito destacou sua participação, em Brasília, de reuniões com representantes da Santa Casa e da Unicep para reforçar a viabilidade do curso de medicina privado recentes para fortalecer a Santa Casa e o Hospital Universitário (HU) da UFSCar. Newton, porém, acusou a Prefeitura de fornecer dados desatualizados ao governo federal. “Os números estavam completamente defasados. Isso é um drama crônico em São Carlos: a falta de informação pública atualizada”, criticou.
Newton lembrou que, como deputado federal, presidiu a Comissão de Educação e ajudou a construir o Plano Nacional de Educação, que previa a ampliação de vagas no ensino superior. “São Carlos, capital da tecnologia e do ensino, precisa de mais cursos de excelência. O da Unicep, com apoio da Santa Casa, pode fortalecer a rede de saúde e formar profissionais qualificados”, afirmou.
Ele também celebrou a retomada das obras do Hospital Universitário, paralisadas por anos, e que agora voltam a avançar com recursos federais. Segundo ele, a ampliação de 70 para 212 leitos terá impacto decisivo na economia local, com novas contratações via Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e maior capacidade de atendimento em áreas críticas, como hemodiálise e oncologia.
Relembrou sua trajetória como reitor e deputado federal para justificar o empenho em trazer investimentos, como o acelerador linear para tratamento de câncer. “Quanta gente não tinha que ir pra Jaú ou Barretos? Agora a Santa Casa pode se tornar referência máxima em oncologia”, disse.
Críticas à gestão municipal
Ao avaliar os nove meses da administração de Netto Donato (PP), sucessor de Airton Garcia, Newton foi categórico. “A cidade está paralisada. Nada funciona”. Ele acusou a atual gestão de ter comprometido as finanças públicas com gastos excessivos durante o período eleitoral. “Gastaram o que a cidade tinha e o que não tinha para ganhar a eleição. Agora, falta dinheiro para manter serviços essenciais”, criticou. Segundo ele, não procede a justificativa de queda na arrecadação municipal. “O município é muito rico e a economia está bombando. O que houve foi gasto excessivo no período eleitoral. Agora a conta chegou”.
O ex-prefeito citou problemas na limpeza urbana, no transporte coletivo e na saúde, além de criticar a criação de taxas municipais, como a do lixo, após promessas de campanha de que elas não seriam implementadas. “É preciso ter transparência. Não se pode enganar a população”, disse.
Cenário político e eleições
Pré-candidato a deputado estadual, Newton também falou sobre as articulações do PT e aliados para 2026. Ele confirmou conversas com nomes como Edinho Silva e Paulo Teixeira, ambos do PT, para compor dobradas eleitorais e não descartou alianças com outros partidos do campo progressista. Questionado sobre desentendimentos com o vereador Djalma Nery (PSOL), minimizou a situação. “Não tive atrito. Foi uma decisão unilateral dele. O importante é garantir representação para São Carlos no Legislativo estadual e federal, algo que a cidade não tem desde 2014”.
O ex-prefeito encerrou destacando pautas da Frente Democrática que defende: a rejeição à “PEC da blindagem” no Senado, a taxação de super-ricos e bancos, a revisão da jornada de trabalho “seis por um” e a ampliação de políticas sociais do governo federal. “Tenho amor por esta cidade e compromisso com a democracia. Minha vida foi construída aqui e continuarei lutando por São Carlos”, concluiu.
Ouça na íntegra a entrevista com o ex-prefeito Newton Lima: