
Um empresário de 43 anos registrou boletim de ocorrência por estelionato após ser vítima de um golpe aplicado por meio de mensagem de celular. O caso foi registrado eletronicamente pela Polícia Civil nesta terça-feira (19).
Segundo o relato, no último dia 10 de agosto, a vítima recebeu uma mensagem que simulava ser de uma plataforma de sorteios, informando que ele teria sido contemplado com um prêmio. O comunicado continha um link para resgate, que direcionava a um site fraudulento.
Durante o processo, o homem foi induzido a realizar um pix em nome de uma empresa de fachada para supostamente liberar o valor da premiação. Após efetuar a transferência, percebeu que havia caído em um golpe, já que não recebeu nenhuma confirmação ou retorno do suposto sorteio.
O boletim foi registrado como crime de autoria desconhecida. A vítima também foi orientada sobre o prazo legal de seis meses para oferecer a representação formal contra os autores, contados a partir do momento em que tiver conhecimento de sua identidade.
Casos semelhantes têm sido cada vez mais comuns no interior paulista. A orientação das autoridades é que a população desconfie de mensagens de prêmios recebidos por SMS ou aplicativos de conversa, evite clicar em links suspeitos e nunca realize depósitos ou transferências antecipadas para supostos resgates.