
Foi publicado no Diário Oficial do dia 18 de julho a lista das escolas autorizadas a realizar a consulta pública à comunidade escolar para integrar, em 2025, o modelo cívico-militar. As escolas listadas são:
– Arlindo Bittencourt, localizada no centro da cidade;
– Esterina Placo, na Vila Costa do Sol;
– João Batista Gasparin, no Jardim Zavaglia;
– João Jacinto, em Ibaté.
De acordo com a dirigente regional de Ensino, Debora Gonzalez Costa Blanco, os critérios estabelecidos pela legislação incluem: Número de alunos; Índice de vulnerabilidade; Índice de convivência; e Planejamento de rede da diretoria de ensino
“O planejamento visa oferecer escolas inclusivas, de qualidade e com diversas modalidades, como escolas de período integral, escolas parciais, noturnas e a nova opção cívico-militar para a comunidade de São Carlos”, explicou a dirigente.
Debora conta que cada escola formará uma comissão consultiva composta por diretor, professores, funcionários, pais e alunos, responsável por organizar o processo de consulta com transparência e seriedade. “A votação será individual e por CPF, ocorrendo na Secretaria Escolar Digital, onde cada votante usará seu login e senha”, explicou.
Cronograma
– 18 a 31 de julho: Reuniões e esclarecimentos com a comunidade, online e presenciais, incluindo assembleias.
– 1º a 15 de agosto: Primeira rodada de votação pela comunidade escolar através da Secretaria Escolar Digital.
– 30 de agosto: Divulgação das unidades escolares que atenderam aos critérios da lei e que foram aprovadas pela comunidade escolar.
“Este processo democrático garantirá que a decisão reflita a vontade da população e da comunidade escolar de cada uma das escolas relacionadas”, finaliza Débora.
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]
[metaslider id=30268]