Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • Contato
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Evento online gratuito da USP discute computação sustentável e os desafios da IA
  • SÃO CARLOS

Evento online gratuito da USP discute computação sustentável e os desafios da IA

Redação 10 de dezembro de 2024
palestra-mba

Acontece no próximo sábado, 14 de dezembro, às 10h, com o professor Daniel Cordeiro, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, a palestra “Computação sustentável e seus desafios frente à inteligência artificial”, promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O evento, parte do ciclo de palestras do MBA em Inteligência Artificial e Big Data, abordará como técnicas de computação avançadas podem mitigar os impactos ambientais gerados pela crescente demanda por inteligência artificial (IA). Entre os temas tratados estão a otimização do consumo energético, redução das emissões de carbono e estratégias para data centers geodistribuídos.

Destinada a desenvolvedores e gestores de data centers, a palestra trará insights práticos e científicos, incluindo resultados de pesquisas sobre IA como ferramenta para redução de emissões de gases de efeito estufa. O professor Cordeiro destaca: “Embora a IA aumente a demanda por energia, ela também é uma poderosa aliada na mitigação ambiental.”

A mediação será feita pela professora Solange Rezende, coordenadora do MBA. O evento será transmitido pelos canais ICMC TV e MBA em Inteligência Artificial e Big Data no YouTube. A participação é gratuita e não requer inscrição.

Sobre o palestrante

Daniel Cordeiro é bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, com pós-doutorado pela Université Grenoble Alpes, na França. Sua pesquisa inclui computação de alto desempenho, otimização multiobjetivo e algoritmos aplicados à sustentabilidade.

Sobre o MBA

O MBA em Inteligência Artificial e Big Data, oferecido pelo ICMC-USP, é pioneiro na abordagem conjunta dos temas. Com inscrições para a próxima turma previstas para março de 2025, o programa é reconhecido por oferecer disciplinas avançadas e conteúdos alinhados aos desafios do mercado.

Participe e descubra como a computação sustentável pode transformar o futuro da tecnologia!

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

 

Post navigation

Previous: Djalma Nery chama Guilherme Derrite de “marginal” e “bandido”
Next: Pesquisa apresenta método inédito para mapear empresas-filhas de universidades

LEIA TAMBÉM

curso
  • SÃO CARLOS

Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre pré-natal odontológico em São Carlos

Redação 12 de março de 2026
CIDINHA
  • SÃO CARLOS

Cidinha do Oncológico quer Mounjaro de graça para tratar obesidade em São Carlos

Redação 12 de março de 2026
TCESP
  • SÃO CARLOS

Tribunal de Contas nega suspensão de licitação da merenda escolar em São Carlos

Redação 12 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre pré-natal odontológico em São Carlos
  • Val Construtor pede limpeza de terreno e demolição de imóvel abandonado em Ibaté
  • Cidinha do Oncológico quer Mounjaro de graça para tratar obesidade em São Carlos
  • Peças de carro furtado são encontradas em casa no Antenor Garcia; dois homens são conduzidos à CPJ
  • Tribunal de Contas nega suspensão de licitação da merenda escolar em São Carlos

Você pode ter perdido

curso
  • SÃO CARLOS

Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre pré-natal odontológico em São Carlos

Redação 12 de março de 2026
val003
  • IBATÉ

Val Construtor pede limpeza de terreno e demolição de imóvel abandonado em Ibaté

Redação 12 de março de 2026
CIDINHA
  • SÃO CARLOS

Cidinha do Oncológico quer Mounjaro de graça para tratar obesidade em São Carlos

Redação 12 de março de 2026
pecas
  • POLÍCIA

Peças de carro furtado são encontradas em casa no Antenor Garcia; dois homens são conduzidos à CPJ

Redação 12 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}