Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • EVENTO | Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência será realizada de 17 a 21 de setembro
  • SÃO CARLOS

EVENTO | Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência será realizada de 17 a 21 de setembro

Redação 15 de setembro de 2018
0 (21)

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realiza na próxima semana, de 17 a 21 de setembro, a Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, instituída pela Lei Municipal Nº 18.111/2017 de autoria do vereador Elton Carvalho.

Com uma programação diversificada a Semana termina no dia 21 de setembro, data instituída como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

De acordo com o secretário da Pessoa com Deficiência e Modalidade Reduzida, José Paulo Gomes, o objetivo é buscar a igualdade social das pessoas deficientes entre a sociedade. “Nossa intenção é sempre melhorar a funcionalidade dos deficientes junto a suas famílias e cuidadores, para que tenham uma boa vida dentro e fora de casa, para que se tornem independentes”, diz o secretário enfatizando que o importante é mudar o ambiente em que a pessoa vive.

Confira a programação completa da Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência:

Dia 17 (segunda-feira):

15h – Fundação Pró-Memória – Praça Antônio Prado, s/nº – Palestra com o tema “Os Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil”, ministrada por Sandro Luis Montanheiro Francischini, membro do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência;

Dia 18 (terça-feira):

14h – Fundação Pró-Memória – Oficina sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) com noções básicas, informações e esclarecimentos de dúvidas sobre a utilização com as professoras Solange Nunes dos Santos e Joyce Cristina Souza Almeida (presidente da Associação dos Surdos de São Carlos);

Dia 19 (quarta-feira):

14h – Fundação Pró-Memória – Apresentação musical – Coral Braile – Regência Mirian Antunes. Apresentação Musical – Coral APAE – regência maestro Roberto Mori Roda;

 

Dia 20 (quinta-feira):

8h – Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna – passeio turístico com alunos das escolas APAE, Paralelo – Espaço de Aprendizagem, Acorde, Espaço Azul;

Dia 21 (sexta-feira):

8h às 18h – Mercado Municipal – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – pedágio educativo e panfletagem nos seguintes locais: avenida São Carlos com Geminiano Costa; Episcopal com Calçadão do General Osório; Dona Alexandrina com XV de Novembro.

14h – Fundação Casa – secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes, ministra palestra para internos;

8h às 17h –Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda – avenida São Carlos, nº 1.800, no centro – Dia (D) de Cadastro e Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS.

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Sylvio Goulart Rosa Júnior é homenageado pelo Projeto Ciência nas Escolas
Next: POLÍTICA | Massafera é convidado para Congresso da Federação dos Engenheiros

LEIA TAMBÉM

gremio01
  • SÃO CARLOS

Grêmio empata com o Lemense, avança ao mata-mata e terá Barretos nas quartas da A4

Redação 5 de abril de 2026
cartorio
  • SÃO CARLOS

Cartório Eleitoral de São Carlos terá atendimento presencial suspenso em 7 de abril

Redação 4 de abril de 2026
cmec01
  • SÃO CARLOS

Presidente da ACISC participa de encontro sobre empreendedorismo feminino em Marília

Redação 2 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(17)-1
Jornal-Ruscito-(17)-2
Jornal-Ruscito-(17)-3
Jornal-Ruscito-(17)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Grêmio empata com o Lemense, avança ao mata-mata e terá Barretos nas quartas da A4
  • Aparecida Sertaneja destaca vozes femininas em edição desta segunda
  • Funerais Pet registra morte da cachorrinha Laura em São Carlos
  • Falecimento de Claudio Márcio do Nascimento Silva é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus
  • Secretaria faz limpeza em área próxima ao trevo de entrada de Ibaté

Você pode ter perdido

gremio01
  • SÃO CARLOS

Grêmio empata com o Lemense, avança ao mata-mata e terá Barretos nas quartas da A4

Redação 5 de abril de 2026
aprecida
  • GERAL

Aparecida Sertaneja destaca vozes femininas em edição desta segunda

Redação 5 de abril de 2026
laura
  • FUNERAIS PET

Funerais Pet registra morte da cachorrinha Laura em São Carlos

Redação 5 de abril de 2026
claudio
  • OBITUÁRIO

Falecimento de Claudio Márcio do Nascimento Silva é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus

Redação 5 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}