
O ex-vereador de São Carlos, Leandro Guerreiro, conhecido como Leandrinho, se apresentou na manhã desta terça-feira (5) ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, na região de Ribeirão Preto, para cumprir pena de 1 ano e 7 meses por injúria e difamação.
A condenação é resultado da publicação de charges envolvendo vereadores durante seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Nas redes sociais, o ex-parlamentar sempre alegou que os desenhos tinham como alvo a classe política de maneira geral.
Ao chegar ao CPP, por volta das 10h, Leandro publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que suas “armas foram lápis e canetas”. “Vou cumprir a pena e depois voltar a lutar pela população. Combati o bom combate. Não deem atenção àqueles que estão sorrindo agora, pois lá na frente também voltarei a sorrir. Beijo a todos e fica com Deus”, disse.
Regime semiaberto
Leandrinho vai cumprir a pena em regime semiaberto. Ele terá direito à progressão para o regime aberto — com prisão domiciliar — após cumprir um sexto da pena, conforme prevê a legislação penal.
Ainda de acordo com o ex-vereador, ele irá trabalhar dentro do presídio durante o dia e à noite ficará recolhido em cela comum, como os demais detentos.
A condenação de Leandro Guerreiro gerou repercussão nas redes sociais, onde o ex-parlamentar mantém forte presença e costuma criticar figuras públicas e instituições.