
A Fundação Educacional São Carlos (FESC) dá um novo passo na promoção da cultura digital e da inovação tecnológica. Na próxima sexta-feira, 29 de agosto, às 19h, será inaugurado o Centro de Treinamento Gamer, no Campus I, na Vila Nery.
O lançamento terá uma programação especial com a Game Night, evento que reunirá estudantes, atletas de e-sports, entusiastas e a comunidade em geral em uma imersão no universo dos games, com partidas, oficinas e experiências interativas. Além disso, a noite contará com atividades de robótica educacional, reforçando o caráter formativo da iniciativa.
“O Centro foi idealizado para se tornar referência regional, integrando educação, inclusão social e profissionalização no universo gamer”, afirmou o presidente da FESC, Eduardo Cotrim. Para ele, investir em cultura digital é investir no futuro da juventude e na democratização do acesso à tecnologia.
Formação, inclusão e cidadania digital
O espaço terá como missão principal promover os e-sports como ferramenta de desenvolvimento pessoal, lazer e cidadania. Entre os objetivos estão:
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organizar campeonatos e torneios presenciais e online;
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oferecer suporte técnico e logístico a jovens talentos e atletas profissionais;
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realizar treinamentos, workshops, palestras e cursos voltados ao desenvolvimento técnico e psicológico;
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estimular a inclusão digital, especialmente em comunidades vulneráveis;
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incentivar pesquisas e a produção de conteúdo sobre cultura gamer e cidadania digital;
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fortalecer o raciocínio lógico e o interesse pelas ciências com atividades de robótica educacional.
As atividades vão abranger alguns dos títulos mais populares no cenário competitivo mundial, como CS:GO, League of Legends, Dota 2, Fortnite, Free Fire, Valorant, Honor of Kings, Overwatch 2, Rainbow Six Siege, Teamfight Tactics, Wild Rift, BrawlStars, Pokémon Unite e Marvel Rivals, entre outros.
Parcerias e investimentos
A criação do Centro conta com o apoio de parceiros estratégicos, como o CAASO (USP São Carlos), o coletivo FIRE (UFSCar), o grupo de extensão Araucárias, o programa PETE, a Red Bull Tetris e a Prefeitura de São Carlos.
O projeto também foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil, destinada pelo vereador Djalma Nery, que possibilitou a compra de equipamentos, infraestrutura tecnológica e materiais para as atividades de robótica e e-sports.
Com a iniciativa, a FESC aposta em um espaço que alia tecnologia, educação e cultura digital, reforçando o protagonismo da juventude e preparando terreno para que São Carlos se consolide como polo de inovação e formação na área dos jogos eletrônicos.