Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • REGIÃO
  • Fevereiro Laranja ressalta os sinais de alerta para Leucemia
  • REGIÃO

Fevereiro Laranja ressalta os sinais de alerta para Leucemia

Redação 4 de fevereiro de 2024
PSX_20240204_103307

Fevereiro é o mês dedicado à conscientização da leucemia, tipo de câncer que afeta a medula óssea, responsável pela produção de sangue. A campanha, intitulada de Fevereiro Laranja, visa ressaltar os principais sintomas e auxiliar na detecção precoce da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são estimados mais de 11,5 mil novos casos da doença por ano. A doença se subdivide em alguns tipos, sendo os quatro mais comuns: leucemia mieloide aguda, leucemia mieloide crônica, leucemia linfocítica aguda e leucemia linfocítica crônica.

De acordo com o médico hematologista Iago Colturato, cada tipo tem suas especificidades e, por isso, a campanha é importante para ressaltar sobre os sintomas e incentivar a buscar atendimento ao notar alguma alteração. “As leucemias crônicas podem não apresentar sintomas no início, sendo ocasionalmente detectadas em exames de rotina. Já as agudas costumam ter início abrupto e podem desencadear palidez, febre, sangramentos e fraqueza. Com sintomas muito semelhantes a outras condições clínicas, é necessário alertar sobre a doença para que haja a detecção precoce e o rápido início do tratamento”, comenta.

Como a doença afeta a produção de células sanguíneas normais, um dos principais sintomas é a anemia. Além disso, o paciente pode sentir fadiga, dor de cabeça, falta de ar, sangramentos nas gengivas e nariz e manchas roxas pelo corpo.

Alguns outros sinais podem também estar associados à leucemia como gânglios inchados no pescoço e axilas, perda de peso sem motivo aparente, sudorese noturna e dores ósseas e nas articulações.

A linha de tratamento a ser seguida vai depender do tipo da doença e das condições do paciente. Podem ser utilizados medicamentos orais (terapias-alvo), anticorpos monoclonais, quimioterapia convencional ou transplante de medula óssea.

Transplante de Medula Óssea

Embora seja uma modalidade de tratamento bastante utilizada, o transplante de medula óssea nem sempre é necessário. Se indicado, é preciso que haja um doador compatível com o paciente para realização do procedimento.

O transplante de medula óssea (TMO) é a substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

O transplante pode ser realizado com células-tronco do próprio paciente (autólogo) ou de um doador compatível. O transplante alogênico é aquele realizado com doador selecionado por teste de compatibilidade HLA e pode ser voluntário (não aparentado), cadastrado no banco de dados do pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), ou algum familiar como irmãos (aparentado), que pode ser idêntico ou haploidêntico, quando o doador tem somente metade da carga genética (HLA) semelhante à do paciente, como acontece em procedimentos entre pais e filhos.

Como se tornar um doador voluntário?

Os interessados em fazer parte da lista de doadores voluntários de medula disponíveis em todo o Brasil do REDOME podem ir até o hemonúcleo ou hemocentro mais próximo para realizar o cadastro. Devem ter entre 18 e 35 anos e estar em bom estado geral de saúde, sendo que o doador permanece no cadastro até os 60 anos e pode realizar a doação até essa idade. Em nossa região, o cadastro é feito no Hemonúcleo Regional de Jaú.

Será necessário preencher um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e um formulário, além de um documento de identidade com foto. Após isso, será coletada uma amostra de sangue para análise por exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica suas características genéticas e os dados pessoais coletados serão incluídos no Redome, ficando à disposição de um paciente que venha a necessitar da doação e que possua compatibilidade com o doador.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: Farmácia pega fogo no bairro Santa Terezinha, em Ibaté
Next: Saiba o que pré-candidatos às eleições municipais deste ano podem e não podem fazer
Jornal-Ruscito-(3)-4
Jornal-Ruscito-(3)-3
Jornal-Ruscito-(3)-2
Jornal-Ruscito-(3)-1
policenter-banner-lateral
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

castelano
  • SÃO CARLOS

São Carlos lança estratégia de atenção em saúde indígena

Redação 28 de agosto de 2025
IBATEXAS
  • IBATÉ

Integrantes do Grupo de Dança Ibatexas participam de entrevista na São Carlos FM

Redação 28 de agosto de 2025
SAOCARLOS2
  • SÃO CARLOS

São Carlos se destaca no ranking nacional de inovação e dinamismo econômico

Redação 28 de agosto de 2025
congresso02
  • SÃO CARLOS

São Carlos lidera inovação em segurança pública no 67º Congresso Estadual de Municípios

Redação 28 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
« jul    

Posts recentes

  • São Carlos lança estratégia de atenção em saúde indígena
  • Integrantes do Grupo de Dança Ibatexas participam de entrevista na São Carlos FM
  • São Carlos se destaca no ranking nacional de inovação e dinamismo econômico
  • São Carlos lidera inovação em segurança pública no 67º Congresso Estadual de Municípios
  • Circuito Arena celebra MPB e samba em São Carlos neste domingo (31)
  • Escorpião não é visita: Prefeitura de Ibaté lança Campanha de Prevenção

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}