
A ex-levantadora e medalhista olímpica Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão, participou do Dia do Desafio, nesta quarta-feira (29), no Ginásio Municipal “Donato Rossito”, em Ibaté.
Conversando com centenas de crianças, alunos da rede municipal de ensino, Fofão relatou sua trajetória e conquistas no voleibol. “Poder ver tantas crianças prestando atenção no que você está falando e, ao mesmo tempo, ter cuidado com as palavras porque sempre que a gente passa por um lugar, a gente tem que deixar alguma coisa de positiva, foi maravilhoso. E o Dia do Desafio dá essa oportunidade de mostrar o meu trabalho, de como foi e incentivar eles, não serem jogadores profissionais, mas a gostar de praticar esporte, então, acho que isso é muito válido”, comentou.
A medalhista olímpica ressaltou que estar em Ibaté foi incrível. “Espero ter conseguido tocar o coraçãozinho deles. Isso é o mais importante”, afirmou.
Fofão também deixou uma mensagem para que as crianças não deixem de sonhar. “Acho que todo mundo tem sonhos na vida, seja ele em qual área for. Então, mostrar que a gente pode sonhar o que quiser e correr atrás desse sonho que é a coisa mais válida. Nem sempre tudo que a gente sonha acontece, mas só o fato da gente sonhar, a gente está querendo alguma coisa. Sonhei um dia sem saber, sem pretensão e acabei realizando, então, mostrar que eles podem continuar sonhando a vida toda deles”, finalizou.
Ao final da sua palestra, Fofão entrou em quadra com as equipes de vôlei feminino e masculino da cidade de Ibaté, para realizar uma apresentação ao público que esteve presente no ginásio. Com muita humildade e simpatia, ela também tirou fotos com todas as crianças.
Representando o prefeito José Luiz Parella (PSDB), o vice-prefeito Horácio do Carmo Sanchez falou da importância do evento. “Praticar esporte é prevenir a saúde”, comentou. Ele também agradeceu a presença da Fofão e ressaltou que torceu muito pela atleta. “Também gosto muito do vôlei e torcia muito pela Fofão quando ela atuava pela Seleção Brasileira”, destacou.
O Dia do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. Com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras e parceiras por três anos. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços. As atividades do Dia do Desafio são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas e contam com a participação de toda a sociedade.
Trajetória da jogadora
Fofão, muitas vezes considerada a melhor jogadora do mundo em sua posição, é a única mulher do vôlei brasileiro a participar de cinco Jogos Olímpicos, conquistando três medalhas, entre elas uma inédita de ouro em Pequim.
Começou a praticar voleibol com 8 anos, passando por várias equipes, até que aos 19 foi convocada para a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, e por 17 anos vestiu a camisa do Brasil. Em 1997 se tornou capitã da equipe. Fofão é autora do livro “Toque de Gênio” e do documentário “Brilhante”.
[sp_wpcarousel id=”40696″]
[metaslider id=30268]