
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, acompanhou na manhã de segunda-feira (22) as triagens visuais realizadas com 75 alunos das fases 4 a 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) José de Brito Castro, em Santa Eudóxia. A ação contou também com a presença da diretora do FSS, Eucimara Jorge Pott.
A atividade integra o projeto “Ver para Aprender”, fruto de parceria entre o Centro de Referência em Saúde e Ensino de Pesquisa Integrada de Araraquara (CRESEP), a Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade. O programa atende crianças de 4 a 8 anos da rede municipal, com triagens feitas diretamente nas escolas. O diferencial é a oferta de exames oftalmológicos gratuitos e fornecimento de óculos para os casos em que há necessidade de correção visual.
Segundo Herica Ricci Donato, a expectativa é atender mais de 8 mil alunos da rede municipal. “Caso a criança apresente dificuldade para enxergar, será encaminhada ao oftalmologista. A intenção é priorizar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças oculares”, destacou.
De acordo com a diretora do Fundo Social, Eucimara Jorge Pott, cerca de 3 mil alunos já foram avaliados. “Daqui vamos seguir para a escola de Água Vermelha e, depois, para outras unidades da rede. Após todos os testes, teremos um levantamento do número de crianças que necessitam de tratamento e óculos”, explicou.
O projeto, já implantado em diversos municípios paulistas, tem sido reconhecido pela contribuição à aprendizagem e inclusão escolar, uma vez que problemas de visão não identificados podem impactar diretamente no rendimento das crianças.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0865.