A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, recebeu nesta sexta-feira (5) um total de 1,2 tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados durante a 14ª edição do Matsuri, festival que celebra a cultura japonesa em São Carlos. A doação foi feita pela Secretaria de Cultura e Turismo, pela Fundação Educacional São Carlos (FESC) e pela colônia japonesa, organizadora do evento.
Realizado nos dias 30 e 31 de agosto no campus da FESC, na Vila Nery, o Matsuri reuniu grande público em torno de apresentações artísticas, gastronomia típica e oficinas culturais. Para Sandra Kaibara, voluntária e uma das organizadoras, o festival também cumpre papel social. “Desde 2008 participo como voluntária e, neste ano, conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, que farão diferença para muitas famílias. É uma festa cultural, mas também de solidariedade, porque fome não pode existir em lugar nenhum”, disse.
Yashiro Yamamoto, representante da colônia japonesa em São Carlos, reforçou a importância da ação solidária. “Ficamos felizes em ver a cultura japonesa prevalecer de forma tão positiva, unindo tradição e solidariedade. A comunidade estava aguardando ansiosamente por esta edição e o resultado superou as expectativas. A mudança para o campus da FESC também foi muito bem avaliada pelo público”, destacou.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, afirmou que o espaço está garantido para a próxima edição. “É uma honra para a FESC receber um evento dessa magnitude, que valoriza a cultura, promove integração e ainda contribui para causas sociais importantes. Nosso compromisso é continuar oferecendo estrutura adequada para que o festival cresça a cada ano”, disse.
O vereador Lineu Navarro, autor da lei que inclui o Matsuri no calendário oficial da cidade, comemorou o sucesso do festival. “Além de promover a cultura japonesa, o evento arrecadou mais de uma tonelada de alimentos. Agradeço o apoio do presidente da Câmara, Lucão, e do ex-vereador Azuaite, que destinaram emenda para a realização deste evento”, afirmou.
Leandro Severo, secretário de Cultura e Turismo, destacou a relevância da iniciativa. “O Matsuri sempre foi uma festa cultural, e neste ano ganhou um papel solidário, demonstrando o desprendimento da população em ajudar quem mais precisa”, afirmou.
Herica Ricci Donato reforçou a importância das doações para o trabalho do Fundo Social. “Essa união entre a cultura brasileira e japonesa trouxe um grande retorno para o Fundo Social, com mais de uma tonelada de alimentos arrecadados. Nosso trabalho é voltado às famílias em situação de vulnerabilidade. Toda ajuda faz diferença e chega a quem realmente necessita”, disse.
O Fundo Social de Solidariedade está localizado na Rua Francisco Maricondi, nº 375, Vila Marina, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone (16) 3372-0865.



















