
Na madrugada desta terça-feira (30), criminosos furtaram cabos elétricos do Centro de Produção, Reservação e Distribuição de Água Vermelha, em São Carlos. O ato de vandalismo causou a paralisação dos equipamentos da unidade, impactando diretamente o funcionamento do sistema responsável pelo abastecimento de parte da cidade.
Segundo informou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), as equipes técnicas foram imediatamente deslocadas para o local, onde realizam a avaliação dos danos e os reparos emergenciais. O órgão destacou que está tomando todas as medidas necessárias para restabelecer a operação no menor tempo possível, mas não detalhou o prazo para a normalização.
O furto de cabos, prática recorrente em diferentes regiões do país, não apenas causa prejuízos financeiros às administrações públicas, como também compromete a prestação de serviços essenciais. Em casos como o registrado em São Carlos, a população pode enfrentar instabilidade no fornecimento de água até que os reparos sejam concluídos.
O SAAE informou ainda que, além da reposição da fiação, será necessário reforçar medidas de segurança na unidade, a fim de evitar novas ocorrências.