
A Guarda Municipal de São Carlos, por meio do Grupamento de Patrulhamento Ambiental e Rural (GPAR), registrou na noite de quarta-feira (2) uma ocorrência de crime ambiental na região da Fazenda Copacabana. A ação aconteceu durante patrulhamento ostensivo e resultou na apreensão de animais silvestres e carne de origem irregular.
De acordo com o relatório da corporação, um veículo utilitário foi abordado por volta das 23h37 com dois ocupantes em seu interior. Após consulta ao sistema Escudo São-Carlense/Muralha Paulista, não foram encontradas pendências criminais em relação aos indivíduos. No entanto, durante a vistoria, os agentes localizaram sete pássaros silvestres sem anilhas de identificação, além de carne in natura semelhante à de javalis.
Os ocupantes do veículo foram conduzidos ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde a Polícia Civil registrou boletim de ocorrência por crime ambiental. A Polícia Ambiental ficou responsável pela aplicação de multa administrativa, enquanto os pássaros foram encaminhados às autoridades competentes. Já a carne apreendida, por não possuir procedência, foi descartada pela equipe da São Carlos Ambiental.
A ocorrência foi registrada sob o número 606/2025 pela Guarda Municipal e recebeu o boletim de ocorrência da Polícia Civil de nº OM5943-2/2025. Segundo a corporação, o trabalho integrado entre as forças de segurança é essencial para coibir práticas criminosas que afetam a fauna e o meio ambiente na região.