
Reportagem e Fotos: Paulo Melo/Região em Destake
Com a presença de várias autoridades de segurança da cidade e região, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20, no salão social do Grêmio Recreativo e Esportivo Ibaté (Grei), a abertura de mais uma edição da Semana de Segurança Pública de Ibaté.
O evento acontece até o dia 25 de maio e foi instituído no município, através de uma lei municipal do ex-vereador, Fábio Gomes, sendo realizado pela Prefeitura de Ibaté com o apoio da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Ibaté, além da participação das forças de segurança da cidade: Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal.
Responsável por 93 municípios das regiões de São Carlos, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Barretos e Sertãozinho, o coronel Carlos Alberto Machado (que representou o secretário estadual de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos), ressaltou que o evento agrega valores da instituição policial militar e do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança). “Acredito muito que Segurança Pública são várias mãos que se unem em prol da melhoria de um país, de uma cidade, de um bairro ou de uma região. O que vai ser debatido nesse encontro vem justamente ao encontro das necessidades das pessoas com relação à Segurança Pública e a Polícia Militar se faz presente com a comunidade, apoiando também o nosso trabalho e a região só ganha com isso. Essas pessoas vão ter, nessa semana, a oportunidade de trocar ideias e sugestões de futuro para melhoria até da cidade”, comentou.
O delegado de Polícia Civil, que responde interinamente pelo município de Ibaté, Dr. Gilberto de Aquino, falou da importância do evento para os estudantes. “Estamos aqui, mais uma vez, participando dessa Semana de Segurança Pública no município de Ibaté, um evento extremamente de importância para todos município de Ibaté, pois agrega os estudantes na faixa etária à nível estadual, para que tenham conhecimento e participem de algumas palestras que serão ministradas por pessoas capacitadas e especializados na área, cujo os assuntos serão de interesse da comunidade: combate à tráfico de entorpecentes, diminuição de violência, assuntos que agregam e traz conhecimento aos jovens para que tenham a noção de que a segurança é um dos fatores, além da educação, que vai fazer com que os jovens amanhã tenham um ótimo futuro”, destacou.
O comandante da Guarda Municipal, Vitor Reis, ressaltou que o evento mostra a importância das forças de segurança. “A Semana da Segurança Pública vem para mostrar aos jovens e para a sociedade, a importância da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e do Conseg que fazem parte da sociedade”, afirmou.
Representando o prefeito José Luiz Parella (PSDB), o vice-prefeito tucano Horácio do Carmo Sanchez falou da importância de se discutir a Segurança Pública. “São seis escolas estaduais, uma média de 300 alunos que estão aqui hoje. Uma ação que transmite nas nossas crianças, uma segurança muito importante para nossa cidade”, comentou. Ele também parabenizou o autor da iniciativa. “O prefeito Zé Parella foi muito feliz em sancionar a lei do Fábio Gomes, uma belíssima atitude do ex-vereador”, completou.
O presidente do Conseg de Ibaté, Augusto Neto, ressaltou que a segurança é muito trabalhada na questão da repreensão, ou seja, depois que o crime acontece. “Essa iniciativa tem a finalidade de cessar e diminuir a criminalidade na cidade. A gente sabe que a primícia de resolver o problema da segurança está difícil de ser atingida, porém, podemos amenizar na base, nas escolas e na família. Essa é a intenção da Semana de Segurança Pública, ajudar! Sabemos que existe uma esteira fornecendo a criminalidade no dia a dia. Todo mundo pergunta: por que tem tantos bandidos? Por que aparece tanta gente fazendo coisa errada? Porque a esteira não pára!”, afirmou.
Augusto ressaltou que o Conseg teve essa ideia, que foi abraçada pela Prefeitura e Câmara Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, para trabalhar nas escolas e educar na base. “Que esses jovens cresçam e essa esteira que fornece a criminalidade, cesse e diminua a sua velocidade”, relatou.
Autor da iniciativa que se tornou Lei Municipal, o ex-vereador Fábio Gomes falou da felicidade de ver que a Prefeitura abraçou o projeto. “Fico lisonjeado, devido ao fato que a prefeitura encarou como um projeto sério, que engloba toda a sociedade de Ibaté, os alunos das escolas estaduais, a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, que abraçou a causa, as polícias, o Conseg, enfim, os professores e alunos são extremamente importantes nesta semana, pois são eles que desenvolvem esse programa. Mesmo não estando mais na Câmara, a gente consegue fazer um trabalho continuado porque o projeto é sério”, afirmou.
Estão participando da Semana da Segurança Pública, as escolas estaduais Edésio Castanho, André Donadoni, Orlando da Costa Teles, Fúlvio Morganti, Segundo Carlos Lopes e João Jacinto do Nascimento. O evento contará com diversas palestras ao longo da semana, que serão realizadas no Grei até o dia 25 de maio. O encerramento acontece no sábado, 25, com um grande evento na Pirâmide da Mata do Alemão.
Também esteve presente na solenidade de abertura, o comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar de São Carlos, tenente-coronel Valdemir Guimarães Dias; a diretora regional de ensino Débora Gonzalez Costa Blanco; a presidente da Câmara de Ibaté, Regina Enfermeira; os vereadores ibateenses Steigue Jones e Eduardo da Autoescola; o vereador de São Carlos, Moises Lazarini; o representante da OAB Vai à Escola, Dr. Daniel Cardoso; além de diretores e professores das escolas estaduais participantes.
A abertura também contou com a apresentação dos temas pelos alunos representantes de cada uma das escolas participantes e entrega de Certificados de Agradecimento às pessoas que ajudaram a ampliar o conhecimento dos estudantes referente aos temas apresentados.
Programação:
- Dia 21 de maio, às 10h30, palestra com o coronel Luiz Alberto Andrade de Almeida
- Dia 22 de maio, às 09h30, palestra com o juiz da 2ª Vara da Família, Dr. Paulo Cesar Scanavez;
- Dia 23 de maio, às 09h30, palestra com o representante da OAB Vai à Escola, Dr. Daniel Cardoso;
- Dia 23 de maio, às 14h30, palestra com o Dr. Luis Fernando C. da CUnha Lima, da ACADEPOL;
- Dia 24 de maio, às 09h30, palestra com o Doutor em Educação pel UFSCar, Dr. Renato Cássio Soares de Barros;
- Dia 25 de maio, às 09h00, encerramento do evento, na Pirâmide Mata do Alemão, com exposição de viaturas policiais, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental, Ações Sociais, Musicais e Lúdicas.
[sp_wpcarousel id=”39868″]
[metaslider id=30268]