Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • GERAL | Bancos e cooperativas de crédito aumentam ações de combate e prevenção a crimes financeiros
  • SÃO CARLOS

GERAL | Bancos e cooperativas de crédito aumentam ações de combate e prevenção a crimes financeiros

Redação 29 de agosto de 2023
ECONOMIA
Banco Central anuncia nova funcionalidade que possibilitará identificar criminosos que utilizam Pix em seus golpes e fraudes

 

As fraudes e os golpes financeiros atingem pessoas de todas as idades, gêneros, escolaridade e localidades. Levantamento feito com base em dados do Banco Central mostra que nos três primeiros meses de 2023 foram registradas 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos a cada minuto no Brasil.

São diversos tipos de tentativas de crimes financeiros. Ligações de “atendentes” bancários solicitando confirmação dos dados pessoais, mensagem por whatsapp ou sms solicitando Pix ou transferências e até oferta de ajuda de estranhos nos postos de autoatendimento são algumas das modalidades utilizadas pelos criminosos.

“Infelizmente os criminosos se aproveitam das novas ferramentas, da ingenuidade ou boa fé das pessoas para praticar fraudes e golpes”, alerta o presidente do Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli. Por isso, segundo ele, além de aprimorar as ferramentas de segurança, é fundamental que todas as pessoas se informem e se mantenham atualizadas sobre a possibilidade do crime. “O cooperado ou o correntista é o principal aliado do sistema financeiro contra os golpes”, observa.

Os bancos públicos e privados, assim como as cooperativas de crédito, sobretudo às ligadas ao Sicoob, estão investindo em segurança, mas também em comunicação e propaganda para alertar sobre os tipos de golpe e como proceder em cada caso. “O Sicoob, por exemplo, aprimorou o nosso APP”, conta Martinelli. O aplicativo da cooperativa identifica se ele foi acessado durante uma chamada telefônica e emite um sinal para alertar a possibilidade de golpe.

“Quando as pessoas relatam como caíram nos golpes percebemos que foi um segundo de desatenção. O golpista age de forma a conduzir a pessoa a não pensar direito sobre o procedimento”, detalha Martinelli. Para o presidente do Sicoob Crediacisc, infelizmente é preciso ficar atento o tempo todo e desconfiar de qualquer solicitação de Pix, transferência ou outra operação via mensagem, telefonema ou atitude inesperada.

Segundo o Banco Central do Brasil, a partir do dia 1º de setembro, o combate e prevenção de fraudes, golpes e crimes via Pix será mais efetivo. Polícias, Ministério Público e demais entes públicos poderão consultar dados cadastrais vinculados às chaves Pix de usuários que estejam sob investigação. Essa medida deve facilitar a identificação de usuários que utilizam o Pix para cometer crimes.

As autoridades terão acesso a dados cadastrais vinculados às chaves Pix, como nome do usuário, CPF/CNPJ, chaves cadastradas, instituição de relacionamento, número da agência e da conta, tipo da conta, data de criação da chave e da abertura da conta, entre outros. O BC garante que a novidade não representa qualquer interferência do poder público nas informações privadas dos usuários.

“Essa nova funcionalidade do Banco Central deve ajudar a inibir o número de crimes financeiros, pelo menos essa é nossa esperança, mas enquanto isso, a melhor ferramenta é a conscientização de todos os usuários. Vamos seguir informando e prevenindo nossos cooperados e torcer para que todas as unidades do sistema financeiro façam o mesmo”, ressalta Martinelli.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: ESPORTE | Ferroviária conhece tabela da terceira fase do Paulista Sub-20
Next: GERAL | Marquinho Amaral destaca conquista da Siltomac, vencedora do “Prêmio Gerdau Melhores da Terra”
BANNER INTERNET_São Carlos_Dezembro_350x3500px_ Região em Destake
Portal Região em Destaque - 350x550
banner_350x550
drogaria2
350x550
acisc-pontencialize-ok
Jornal-Ruscito-(5)-1
Jornal-Ruscito-(5)-2
Jornal-Ruscito-(5)-3
Jornal-Ruscito-(5)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
banner_350x350
Região em Destake Post 350x350 px fim de ano 2025
terezinha-jesus-2020
funerais-pet
350x350

Você pode ter perdido

IGUATEMI02
  • SÃO CARLOS

Shopping Iguatemi São Carlos divulga funcionamento especial para a véspera de Natal

Redação 22 de dezembro de 2025 0
CLAUDIA-02
  • SÃO CARLOS

Cláudia Cury defende renascimento espiritual no Natal e planejamento consciente para 2026 em entrevista

Redação 22 de dezembro de 2025 0
hospital
  • POLÍCIA

Vigilante de Hospital teria sido chamado de “sem noção” e “sem futuro” após barrar entrada em ala restrita

Redação 22 de dezembro de 2025 0
delegacia-polica
  • POLÍCIA

Servidor público de Ibaté registra BO e diz que foi humilhado em live no Facebook

Redação 22 de dezembro de 2025 0

Calendário

dezembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
« nov    

Posts recentes

  • Shopping Iguatemi São Carlos divulga funcionamento especial para a véspera de Natal
  • Cláudia Cury defende renascimento espiritual no Natal e planejamento consciente para 2026 em entrevista
  • Vigilante de Hospital teria sido chamado de “sem noção” e “sem futuro” após barrar entrada em ala restrita
  • Servidor público de Ibaté registra BO e diz que foi humilhado em live no Facebook
  • Golpe do carro usado em Ibaté; vítima perde mais de R$ 3 mil em falsas transferências
  • Ibaté oferece transporte gratuito para atletas na 100ª Corrida de São Silvestre

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2025 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}