Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • GERAL | Cidade de São Carlos reconhece e homenageia seus cientistas
  • SÃO CARLOS

GERAL | Cidade de São Carlos reconhece e homenageia seus cientistas

Redação 28 de outubro de 2019
Prêmio Ciência Tecnologia (3)

Pesquisadores das mais variadas áreas, de institutos de pesquisa e de educação foram homenageados com o Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2019. A solenidade aconteceu na última semana e contou com a participação do vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências,  Oswaldo Luiz Alves, além de representantes das Universidades, Centros de Pesquisas, Diretoria Regional de Ensino, Câmara Municipal, secretários e representantes da Prefeitura.

O Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos é um reconhecimento da Prefeitura de São Carlos aos cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento científico nacional e internacional, fortalecendo a vocação de São Carlos como “Capital Nacional da Tecnologia”. “Já avançamos bastante, mas é necessário avançar mais. Convocamos todos aqueles que vivem em São Carlos, cidadãos, professores, cientistas; a compartilharem ideias e fazer crescer um movimento em prol do desenvolvimento da cidade. E o prêmio é o reconhecimento anual para quem faz ciência na cidade”, falou o cientista e secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi.

Os vencedores foram escolhidos por uma comissão de avaliação composta por professores universitários, pesquisadores e secretários de várias pastas.

O vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Oswaldo Luiz Alves, enalteceu a iniciativa de São Carlos em ter uma secretaria voltada a ciência e tecnologia. “Trata-se de uma iniciativa absolutamente pioneira, são poucos os municípios brasileiros que tem uma secretaria de ciência e tecnologia. E essa secretaria faz ponte entre a ciência e a tecnologia e os agentes de pesquisas”, disse.

Para ele, “o desenvolvimento nacional precisa do conhecimento da ciência, tecnologia, inovação e da educação e ações como o prêmio estimulam esses agentes. A ciência brasileira passa por um momento muito difícil, cabe a nós fazer com que a população entenda o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento do país e nos ajude a enfrentar esse momento”, disse Oswaldo Luiz Alves.

O vencedor na categoria Sênior também comentou sobre a necessidade da divulgação da ciência. “O prêmio dá visibilidade aos cientistas que muitas vezes não tem suas atividades muito conhecidas. Além disso, estimula os mais jovens a se interessarem pela ciência, hoje, eles estão muito afastados desse propósito”, disse o Prof. Dr. José Alberto Cuminato, do ICMC – USP-São Carlos.

Esse é o terceiro ano do prêmio que inclui também os professores da rede pública de educação. “É um importante reconhecimento. Nós, professores, somos guerreiros e lutamos diariamente para transformar a realidade dos nossos alunos. A ciência colabora com desenvolvimento cognitivo, habilidades e competências. É um incentivo para que eles busquem novos horizontes, contou a professora de Ciências da Escola Álvaro Guião, Gislaine Cristina Serrão, vencedora do Prêmio do Clube da Ciência.

O prêmio Jovem Cientista foi dado ao estudante Juan Jacomini, da Escola João Jorge Marmorato. O estudante apresentou um projeto de placas solares para a aumentar a eficiência, gastar menos energia e ter mais sustentabilidade. “O prêmio é muito legal porque incentiva as pessoas mostrarem suas ideias e continuarem seus projetos”, contou Juan Jacomini. Para ele, “estudar é conhecimento e um dia vou me tornar um cientista”, afirmou.

NOVA CATEGORIA

Além do reconhecimento das categorias Sêniores, Jovens Pesquisadores, Jovens Cientistas, Professores de Ciências e Clubes de Ciências; a Lei de nº 19.393, de 22 de outubro de 2019, de autoria do Vereador Gustavo Pozzi criou o prêmio para a categoria Cientista Emérito.

A proposta é homenagear cientistas que ultrapassam a categoria Sênior, que estão trabalhando no munícipio há 50, 60 anos e que tem uma contribuição relevante para o desenvolvimento do município e do Brasil.

Na edição do Prêmio Ciência-Tecnologia 2019, três cientistas foram homenageados: Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Prof. Dr. Sylvio Goulart Rosa e ao produtor rural e educador ambiental, Flávio Marchesin.

Na solenidade de entrega, Sérgio Mascarenhas foi representado por Paulo Roberto Mascarenhas e Yvonne Primerano Mascarenhas. Físico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1952) e graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1951), foi o fundador do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (USP) e da unidade da Embrapa Instrumentação, participando da criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Considerado o “mestre dos cientistas” e respeitado internacionalmente pelas suas contribuições à física, ao agronegócio e à medicina, Mascarenhas hoje, aos 91 anos ainda está atuante e contribui com a Pesquisa e Inovação no Brasil.

O Prof. Dr. Sylvio Goulart Rosa há 27 anos atua nas áreas de empreendedorismo, inovação, transferência de tecnologia e desenvolvimento regional. É diretor presidente da Fundação Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec) e tem extensa contribuição com a inovação e aperfeiçoamento de tecnologias em São Carlos.

Já o produtor rural, Flavio Marchesin é fundador da Escola da Floresta Sítio São João, onde espalha conhecimento sobre como cuidar da natureza de forma a ajudar a formação de cidadãos mais preocupados com o meio ambiente.

VENCEDORES DO PRÊMIO CIÊNCIA-TECNOLOGIA SÃO CARLOS 2019:

* Pesquisador Sênior – Prof. Dr. José Alberto Cuminato – ICMC – USP-São Carlos;

Jovem Pesquisador:

– Gregório Couto Faria – IFSC – USP-São Carlos

– Davi Gasparini Fernandes Cunha, EESC – USP-São Carlos

* Professor de Ciências de 2019 – Caroline Paganelli Correa dos Santos, da Escola Estadual Prof. André Donatoni;

* Clube de Ciência – professores Jorge Henrique Carrara e Gisleine Cristina Serrão, da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião;

* Jovem Cientista – Juan Jacomassi – estudante da Escola Estadual João Jorge Marmorato.

[sp_wpcarousel id=”48949″]

 


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: POLÍTICA | Cônsul do Egito visita São Carlos nesta terça-feira
Next: EVENTO | Conselho da Mulher Empreendedora realiza palestra com Érica Bogas

LEIA TAMBÉM

ECO2
  • SÃO CARLOS

Viadutos do Fagá e da Vila Brasília terão alterações de tráfego a partir de segunda-feira em São Carlos

Redação 31 de janeiro de 2026
ferraz
  • SÃO CARLOS

Edson Ferraz alerta para atropelamentos de animais no entorno do Bosque do Córrego do Mineirinho

Redação 31 de janeiro de 2026
ASF São Carlos
  • SÃO CARLOS

Futsal feminino de São Carlos busca apoio para disputar a elite nacional em 2026

Redação 31 de janeiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
banner_350x350
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
sc_dengue_banner_350x350px
funerais pet
banner_350x550

Posts recentes

  • Renato Bolsonaro visita Ibaté neste sábado para encontro com moradores, no Icaraí
  • Ibaté recebe investidores chineses interessados em cooperação industrial
  • Viadutos do Fagá e da Vila Brasília terão alterações de tráfego a partir de segunda-feira em São Carlos
  • Edson Ferraz alerta para atropelamentos de animais no entorno do Bosque do Córrego do Mineirinho
  • Futsal feminino de São Carlos busca apoio para disputar a elite nacional em 2026

Você pode ter perdido

RENATO-BOLSONARO
  • IBATÉ

Renato Bolsonaro visita Ibaté neste sábado para encontro com moradores, no Icaraí

Redação 31 de janeiro de 2026
chi03
  • IBATÉ

Ibaté recebe investidores chineses interessados em cooperação industrial

Redação 31 de janeiro de 2026
ECO2
  • SÃO CARLOS

Viadutos do Fagá e da Vila Brasília terão alterações de tráfego a partir de segunda-feira em São Carlos

Redação 31 de janeiro de 2026
ferraz
  • SÃO CARLOS

Edson Ferraz alerta para atropelamentos de animais no entorno do Bosque do Córrego do Mineirinho

Redação 31 de janeiro de 2026

Calendário

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Renato Bolsonaro visita Ibaté neste sábado para encontro com moradores, no Icaraí 31 de janeiro de 2026
  • Ibaté recebe investidores chineses interessados em cooperação industrial 31 de janeiro de 2026
  • Viadutos do Fagá e da Vila Brasília terão alterações de tráfego a partir de segunda-feira em São Carlos 31 de janeiro de 2026
  • Edson Ferraz alerta para atropelamentos de animais no entorno do Bosque do Córrego do Mineirinho 31 de janeiro de 2026
  • Futsal feminino de São Carlos busca apoio para disputar a elite nacional em 2026 31 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}