Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • REGIÃO
  • GERAL | Edinho pede consciência da população para evitar queimadas urbanas
  • REGIÃO

GERAL | Edinho pede consciência da população para evitar queimadas urbanas

Redação 11 de setembro de 2020
bombeiros

Prefeito parabenizou a Guarda Municipal pela investigação e resolução de três casos recentes de queimadas em Araraquara; dois homens flagrados ateando fogo em áreas de vegetação foram detidos pelos agentes

 

Três queimadas urbanas registradas em Araraquara nos últimos dias foram solucionadas pelo sistema de inteligência da Guarda Municipal e resultaram na detenção de dois homens pegos em flagrante.

Em transmissão nas redes sociais nesta sexta-feira (11), o prefeito Edinho parabenizou toda a equipe da Guarda Municipal pelo trabalho de investigação e pediu colaboração da população neste período de baixa umidade do ar e de tempo seco.

“Estamos vivendo período de estiagem, em que todas as áreas verdes estão secas e em qualquer indício de fogo, como uma bituca de cigarro, os incêndios acontecem. Quando são involuntários, nós sentimos as consequências, mas a sociedade entende. Mas incêndios criminosos, em que vamos agredir o meio ambiente e o ar que todos nós respiramos, inclusive os familiares das pessoas que provocam o incêndio, eu não consigo entender. Isso fere o meio ambiente e a nossa saúde”, afirmou Edinho.

“Diante do trabalho belíssimo da Guarda Municipal, aproveito para pedir consciência. Araraquara não merece isso. Vamos cuidar da cidade em que nós moramos, da qualidade de vida da cidade. Vamos pensar no coletivo, nas pessoas que respiram o ar e que merecem respirar um ar de qualidade”, concluiu o prefeito.

No caso mais recente de queimada resolvida pela Guarda Municipal, um homem de 31 anos, morador da região central de Araraquara, foi flagrado ateando fogo em uma área próxima à Penitenciária no final da tarde de quarta-feira (9).

Uma testemunha presenciou o fato e comunicou a guardas municipais que passavam pela região em uma viatura, durante patrulhamento. O homem foi levado à delegacia do 3º Distrito Policial, que ouviu o rapaz e instaurou inquérito para apurar o caso.

“O fato também será encaminhado para o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça responsável pelo meio ambiente”, explicou o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.

O acusado pode ser enquadrado na lei de crimes ambientais, que prevê prisão e multa, e também infringiu o Código de Posturas, podendo pagar multa de 10 a 5.000 UFMs (Unidades Fiscais do Município), ou seja, de R$ 580 a R$ 290 mil — o valor varia conforme o tamanho da área incendiada.

Outros casos

Um homem de 51 anos também foi detido em flagrante por atear fogo em uma vegetação ao lado da UPA Central, na manhã do feriado de segunda-feira (7). Com ajuda de testemunhas, os guardas municipais fizeram a detenção do autor do crime e o encaminharam para a Polícia Civil.

Outra ocorrência foi registrada no sábado (5), quando imagens de câmeras de segurança de um condomínio na Avenida José Barbanti Neto, via de ligação ao bairro Vale do Sol, mostraram um grupo de rapazes incendiando uma mata.

O sistema de inteligência da Guarda Municipal rastreou o veículo que aparece nas imagens e conseguiu fazer a sua identificação, além de um dos condutores. As informações foram repassadas para a Polícia Civil para a continuidade da investigação.

Denúncias

Em caso de queimadas, qualquer morador de Araraquara pode fazer denúncias pelos seguintes contatos:

 

Queimadas urbanas: 0800-770-1595 (Daae)
Guarda Municipal: 153
Corpo de Bombeiros: 193
Defesa Civil: 199
Disque ambiente (área rural): 0800-11-3560
Polícia Ambiental: 3335-7980
Cetesb: 3332-2211

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: SÃO CARLOS | Educadores poderão fazer teste de Covid-19
Next: SAÚDE | Vacinação contra o sarampo continua em Ibaté

RELACIONADAS

previsao
  • REGIÃO

Sexta-feira (1º) será de sol e céu limpo em São Carlos, Ibaté e Araraquara

Redação 1 de agosto de 2025
previsao
  • REGIÃO

Previsão do Tempo: Sol predomina na região central nesta quinta-feira (31)

Redação 31 de julho de 2025
EDA
  • REGIÃO

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai durante treinamento no interior de SP; piloto se ejetou e passa bem

Redação 30 de julho de 2025
REGIÃO EM DESTAKE_banner_vertical lateral 350x550px
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
REGIÃO EM DESTAKE_banner_quadrado lateral 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

sidertec
  • IBATÉ

Metalúrgicos na Sidertec aprovam aviso de greve durante assembleia com trabalhadores

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan02
  • IBATÉ

Motociclista que morreu em acidente na SP-310 será sepultado neste sábado em Ibaté

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan
  • OBITUÁRIO

Nota de Falecimento – Jonatas Cabral dos Santos, aos 38 anos de idade

Redação 2 de agosto de 2025
led02
  • SÃO CARLOS

Parceria entre CPFL e Prefeitura resulta na troca de cerca de 3 mil lâmpadas por LED

Redação 2 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}