Skip to content
logo-novo-topo

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

GERAL | Estudantes da UFSCar criam app para acabar com filas durante a pandemia

Redação 5 de maio de 2020
APLICATIVO
Iniciativa foi premiada no Hackatrouble 2020 e em breve estará disponível

 

Um grupo de estudantes de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, criou um aplicativo destinado a combater aglomerações geradas por filas em estabelecimentos como bancos e equipamentos de Saúde, dentre outros, durante a pandemia de Covid-19. A solução, chamada de “Fila Digital”, foi desenvolvida durante o Hackatrouble 2020 (www.hackatrouble.com.br), maratona de programação realizada ao longo de 48 horas, de 17 a 19 de abril. Participaram desta edição do evento cerca de 500 pessoas, todas remotamente.

Com o “Fila Digital”, o cliente ou pessoa que utiliza um determinado serviço pode colocar seu nome na fila ainda em casa, saber quantas pessoas estão na sua frente e dali a quanto tempo será atendido. Com isso, pode sair de casa no horário mais próximo ao atendimento e, assim, permanecer na rua, exposto aos riscos de contágio, pelo menor tempo possível. O uso é gratuito para cliente e estabelecimento, mas uma versão remunerada poderá oferecer serviços adicionais, como relatórios estatísticos com dados precisos gerados pelas filas, inclusão do estabelecimento em um mapa com filtros para tipo de serviço e tempo de espera e, também, ferramenta para agendamento via Whatsapp para públicos menos familiarizados com a tecnologia de aplicativos.

O Hackatrouble 2020 foi organizado pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade) e pelo Centro Paula Souza. A edição teve como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para implantação em curto prazo no combate à Covid-19, em quatro categorias: Saúde, Mobilidade, Negócios e Social. A equipe da UFSCar ficou em segundo lugar na categoria Negócios e, com isso, será incluída em plataforma com conteúdos e oficinas voltados ao aprimoramento do processo de inovação.

A equipe agora está aprimorando algumas funcionalidades do aplicativo para disponibilizá-lo nos próximos dias. Originalmente formada pelos estudantes da UFSCar Alcides Mignoso e Silva, Lorhan Sohaky de Oliveira Duda Kondo, Mariana Cavichioli Silva e Renata Sarmet Smiderle Mendes; e pelo aluno de Sistemas de Informação da ESPM Leonardo Penna de Lima, o time – apelidado de Research – agora conta com a também estudante da UFSCar Bianca Garcia Martins, responsável por realização de pesquisa de mercado e pela divulgação do app. Confira vídeo de apresentação do projeto produzido para o Hackatrouble em https://bit.ly/3b7giiZ.

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SAÚDE | Araraquara chega a 105 casos de Coronavírus; hoje foram anunciados mais 07 casos confirmados
Next: SAÚDE | HAC reforça orientações sobre higiene das mãos neste mês

LEIA TAMBÉM

cenmac
  • SÃO CARLOS

Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos

Redação 24 de setembro de 2026
feira
  • SÃO CARLOS

Feira de adoção em São Carlos terá 251 cães e gatos à espera de um novo lar

Redação 24 de setembro de 2026
romima
  • SÃO CARLOS

Rua Episcopal terá interdições neste domingo para Taça São Paulo de Carrinho de Rolimã

Redação 24 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Canções de Ouro relembra show de Gian e Giovani na TV Aparecida neste sábado
  • Guarda Municipal captura procurado durante patrulhamento no Parque Industrial de São Carlos
  • PM apreende motocicleta com sinais de adulteração após suspeita de clonagem em São Carlos
  • Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos
  • Feira de adoção em São Carlos terá 251 cães e gatos à espera de um novo lar

Você pode ter perdido

Gian e Giovani
  • GERAL

Canções de Ouro relembra show de Gian e Giovani na TV Aparecida neste sábado

Redação 25 de setembro de 2026
gpar
  • POLÍCIA

Guarda Municipal captura procurado durante patrulhamento no Parque Industrial de São Carlos

Redação 25 de setembro de 2026
moto
  • POLÍCIA

PM apreende motocicleta com sinais de adulteração após suspeita de clonagem em São Carlos

Redação 25 de setembro de 2026
cenmac
  • SÃO CARLOS

Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos

Redação 24 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Canções de Ouro relembra show de Gian e Giovani na TV Aparecida neste sábado 25 de setembro de 2026
  • Guarda Municipal captura procurado durante patrulhamento no Parque Industrial de São Carlos 25 de setembro de 2026
  • PM apreende motocicleta com sinais de adulteração após suspeita de clonagem em São Carlos 25 de setembro de 2026
  • Curupira, bichos e mistérios da floresta ocupam o CEMAC neste sábado em São Carlos 24 de setembro de 2026
  • Feira de adoção em São Carlos terá 251 cães e gatos à espera de um novo lar 24 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}