Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
REGIÃO EM DESTAKE_banner_horizontal topo rotativo 820x300px_
lepetit-ok
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • GERAL | Procon de São Carlos divulga balanço de atendimentos e ações
  • SÃO CARLOS

GERAL | Procon de São Carlos divulga balanço de atendimentos e ações

Redação 29 de dezembro de 2020
JULIANA-PROCON
Empresas de telefonia lideram o ranking de reclamação junto ao órgão de Proteção e Defesa do Consumidor

 

A Prefeitura de São Carlos por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-São Carlos), divulgou nesta terça-feira (29), um balanço das ações e atendimentos realizados neste ano de 2020. Ao todo foram 11.628 atendimentos presenciais e online para a população de São Carlos, que inclui registros de reclamações diretas contra as empresas, carta de informações preliminares (CIP), retorno de CIP, abertura de processos administrativos com realização de audiências conciliatórias, orientações, atendimento do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) e o atendimento registrado pelo site www.consumidor.gov.br.

“Pela análise do número de atendimentos e porcentagem dos casos resolvidos, tivemos um ano com índice satisfatório. Ano a ano vemos um aumento na procura, isso mostra que a população vem buscando o Procon e encontrado a solução para os problemas. Tivemos um ano atípico onde tivemos que se reinventar para não interromper o atendimento, uma vez que o Procon se tornou um órgão de atividade essencial para a prefeitura nesse período”, avaliou a diretora do Procon, Juliana Cortes

RANKING DE RECLAMAÇÕES

O levantamento aponta que o grupo Claro/Net/Embratel/Nextel (América Móvil), liderou o ranking das dez empresas mais reclamadas junto ao órgão no acumulado de 2020, com 76,60% dos casos resolvidos, seguido pelo grupo Itaú Unibanco, com 78,63% dos casos resolvidos e do grupo da Caixa Econômica Federal, com 59,26% dos casos solucionados. Entre os segmentos mais reclamados por área, estão os de assuntos financeiros (31,43%), serviços privados (25,23%) e serviços essenciais (18,29%).

CASOS SOLUCIONADOS E FAIXA ETÁRIA DOS CONSUMIDORES

Dos 11.628 atendimentos presenciais e online realizados neste ano, 68,16% das reclamações foram resolvidas, 19,80% estão em processo administrativo, 9,33% estão com retorno em pendente e 2,71% dos casos foram cancelados. A faixa etária dos consumidores que procuraram o Procon está entre 61 a 70 anos, seguido de pessoas entre 51 a 60 anos e entre 41 a 50 anos.

FISCALIZAÇÃO

Ao todo 383 estabelecimentos foram fiscalizados pelo PROCON de São Carlos durante o ano, com 123 atuações. Das principais irregularidades encontradas, 71% se deu por denúncias de aumento abusivo de preços, 12% por práticas abusivas e 8% por validade dos produtos vencidos ou ilegíveis. Já a força tarefa realizou 1.305 vistorias com ações voltadas para a volta as aulas, Covid-19, Black Friday e Operação Natal.

AUMENTO NO NÚMERO DE ATENDIMENTOS

A partir da implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) o PROCON de São Carlos conseguiu aumentar o número de atendimento nos últimos 3 anos e manter o mesmo número em relação ao ano passado, fechando o ano de 2020 com 11.628 atendimentos.

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: IBATÉ | Bitrem tanque perde controle e bate no pontilhão do Distrito Industrial
Next: SÃO CARLOS | Fiscalização cadastrou 2 milhões de metros quadrados de obras

RELACIONADAS

onibus
  • SÃO CARLOS

Rodeio São Carlos 2025 terá esquema especial de trânsito para garantir segurança e fluidez

Paulo R M Santos 8 de agosto de 2025
sestsenat
  • SÃO CARLOS

São Carlos abre inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o SEST SENAT

Paulo R M Santos 8 de agosto de 2025
bancodopovo
  • SÃO CARLOS

Banco do Povo de São Carlos libera mais de R$ 5 milhões em crédito para empreendedores

Paulo R M Santos 8 de agosto de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

arlindo
  • GERAL

LUTO: Arlindo Cruz, poeta do samba e ícone da música brasileira, deixa legado inesquecível

Paulo R M Santos 8 de agosto de 2025
gm0107
  • POLÍCIA

Guarda Municipal detém homem por ameaça com facão em São Carlos

Paulo R M Santos 8 de agosto de 2025
onibus
  • SÃO CARLOS

Rodeio São Carlos 2025 terá esquema especial de trânsito para garantir segurança e fluidez

Paulo R M Santos 8 de agosto de 2025
feirinha
  • IBATÉ

Feira Livre de Ibaté movimenta a economia local e convida a comunidade para um final de semana especial

Paulo R M Santos 8 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
REGIÃO EM DESTAKE_banner_horizontal topo rotativo 820x300px_
lepetit-ok
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}