Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • Contato
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • GERAL
  • GERAL | Tarcísio de Freitas debate parcerias em meio ambiente, tecnologia, governo digital e educação com países nórdicos
  • GERAL

GERAL | Tarcísio de Freitas debate parcerias em meio ambiente, tecnologia, governo digital e educação com países nórdicos

Redação 2 de fevereiro de 2023
sp-nordicos
Encontro reuniu autoridades do Governo de São Paulo e embaixadores da Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca

 

O governador Tarcísio de Freitas recebeu nesta quarta-feira (1), no Palácio dos Bandeirantes, os quatro embaixadores dos países nórdicos: Odd Magne Rudd (Noruega), Karin Wallensteen (Suécia), Johanna Karanko (Finlândia) e Eva Pedersen (Dinamarca). As quatro nações compartilham os mesmos valores e trabalham juntas em diversas frentes, motivo da agenda conjunta junto ao Governo de São Paulo.

Também participaram do encontro o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O governador e os embaixadores identificaram áreas para cooperações futuras como educação, governo digital, igualdade de gênero, transição energética, economia circular, tecnologia, estudos para o 6G, cibersegurança, pesquisa e inovação, Inteligência Artificial, saúde e aeronáutica, entre outros.

“Países nórdicos são referência em transparência, bem-estar e gestão. Tudo isso é aderente à visão de futuro do Estado de São Paulo. Queremos fazer a vida do cidadão menos burocrática, tornar a educação mais igualitária e para isso nos espelhamos neles”, disse Tarcísio de Freitas.

Durante a reunião, o governador abordou o objetivo da Secretaria de Negócios Internacionais na atração de investidores e na formulação de políticas públicas de facilitação e promoção de comércio. Também explicou o papel da Secretaria de Parcerias em Investimentos, sobretudo para os projetos de infraestrutura e privatizações, e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que tem como prioridade garantir que a sustentabilidade seja transversal em todos os projetos do Estado.

Aproximação

O secretário Lucas Ferraz propôs uma agenda conjunta do Governo de São Paulo com o empresariado escandinavo para apresentar os programas que estão sendo desenvolvidos pelas secretarias. “Em uma estimativa conservadora, temos cerca de 500 empresas nórdicas do Estado de São Paulo. Nossa agenda de governo permitirá a expansão delas e a atração de novos negócios”, explicou.

Já a secretária Natália Resende comentou sobre a criação de dois instrumentos de interesse dos países: o Zoneamento Ecológico-Econômico, uma política pública para o desenvolvimento sustentável do Estado, e o Plano de Ação Climática, com estratégias de mitigação para setores como transportes, agropecuária, florestas, energia e uso do solo. “É um momento propício para avançarmos em conjunto”, afirmou.

Confiras algumas das áreas em que o estado de São Paulo e os países nórdicos já trabalham juntos ou pretendem cooperar:

  • Educação: parcerias com universidades e centros de pesquisa para inovação
  • Governo Digital: compartilhamento de know-how com o Estado de São Paulo
  • Pesquisa e Inovação: estudos para o 6G (já em andamento), Inteligência Artificial, Smart Cities e cibersegurança
  • Biogás: atualmente a Suécia financia um estudo com o Estado de São Paulo sobre biogás
  • Transição energética: energia eólica, hidrogênio verde e captura de carbono
  • Economia circular: o ciclo da cana é exemplo – pode se transformar em fertilizante e biometano

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: FUTEBOL FEMININO | Seleção Brasileira convoca goleira da Ferroviária
Next: GERAL | Amanda Françozo recebe ex-participantes de realities shows para seu programa na TV Aparecida

LEIA TAMBÉM

aparecida
  • GERAL

Gaúcho da Fronteira anima o palco do Aparecida Sertaneja nesta segunda-feira

Redação 9 de março de 2026
nordeste
  • GERAL

Aqui Tem Nordeste recebe Thamyres Nunes e Duda Stéfano na TV Aparecida

Redação 3 de março de 2026
aparecidasertaneja
  • GERAL

Aparecida Sertaneja dedica edição às mulheres com Tânia Mara e novas vozes

Redação 1 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Tribunal de Contas nega suspensão de licitação da merenda escolar em São Carlos
  • Centro de Referência do Idoso promove oficinas de percussão corporal com método inovador em São Carlos
  • Presidente da ACISC participa de evento do CMEC em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
  • São Carlos promove programação especial pelo Dia Internacional da Síndrome de Down
  • Conselhos Municipais participam da 12ª audiência pública da revisão do Plano Diretor em São Carlos

Você pode ter perdido

TCESP
  • SÃO CARLOS

Tribunal de Contas nega suspensão de licitação da merenda escolar em São Carlos

Redação 12 de março de 2026
idoso3
  • SÃO CARLOS

Centro de Referência do Idoso promove oficinas de percussão corporal com método inovador em São Carlos

Redação 12 de março de 2026
cmec2
  • SÃO CARLOS

Presidente da ACISC participa de evento do CMEC em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Redação 12 de março de 2026
cordao
  • SÃO CARLOS

São Carlos promove programação especial pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

Redação 12 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}