
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Ibaté realizada na noite desta segunda-feira, 14, o vereador Gilmar Santos (PL) utilizou a tribuna para celebrar a presença de líderes religiosos e destacar o papel social das igrejas evangélicas no município. Em um discurso emocionado, o parlamentar também comemorou a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei nº 40/2025, de autoria do prefeito Ronaldo Rodrigo Venturi, que permite à Prefeitura prestar apoio técnico e material a eventos beneficentes promovidos por entidades privadas.
A proposta, aprovada por todos os vereadores, autoriza o Poder Executivo a oferecer apoio técnico, administrativo e materiais diversos a ações de solidariedade e assistência social no município. Segundo o texto da nova legislação, esse suporte poderá incluir: organização e divulgação dos eventos; cessão de áreas e prédios públicos; fornecimento de até 3 banheiros químicos (incluindo acessível para PNEs); disponibilização de até 200 cadeiras, 10 mesas, 4 tendas (medidas 3×3), palco, som e iluminação; fornecimento de água potável; orientações técnicas e administrativas; e apoio na captação de recursos e parcerias.
Gilmar destacou que o projeto é fruto do diálogo entre as lideranças religiosas e o Executivo. O evento que motivou a proposta é a ação “Missões Urbanas”, organizada pela Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, que será realizada no próximo dia 23 de agosto no Jardim Cruzado. A atividade reunirá diversos serviços gratuitos à população, como atendimentos jurídicos, médicos, odontológicos, cortes de cabelo, atividades culturais e ações sociais.
“O nosso prefeito Ronaldo mostrou mais uma vez sensibilidade social e respeito às igrejas que desenvolvem um papel importante em nossa cidade. Ele percebeu que havia um impedimento legal para o apoio direto, mas, ao invés de recuar, optou por enviar um projeto de lei. Hoje, com a aprovação dessa iniciativa, garantimos segurança jurídica e ampliamos o alcance do trabalho social em Ibaté”, afirmou Gilmar.
O vereador fez questão de frisar que o projeto não se restringe às igrejas evangélicas, mas se estende a todas as organizações e entidades que promovam ações beneficentes no município. “É um projeto que beneficia a cidade como um todo, independentemente de religião. Está voltado ao bem comum”, pontuou.
A sessão foi acompanhada por diversas lideranças religiosas, entre elas os pastores Vandinho (Vanderlei), Ricardo Porto, Anderson Molina, Orlando e o presidente do ministério local, pastor Ismael, responsável por apresentar a proposta ao prefeito. Também estiveram presentes fiéis e representantes do PL Mulher, como Rose Davino.
Em clima de união entre Legislativo, Executivo e a sociedade civil, Gilmar finalizou sua fala convidando os vereadores para participarem do evento de agosto, em apoio conjunto à iniciativa. “Vamos comparecer todos juntos, como representantes do povo. A população de Ibaté vai agradecer e reconhecer esse esforço coletivo que visa o bem de todos”, concluiu.
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]
[metaslider id=”126182″]