IMAGEM CRIADA POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)
Um morador de Ibaté foi vítima de um golpe de estelionato aplicado pela internet e perdeu R$ 6.748,00 após ser enganado por criminosos que se passaram por representantes de um suposto escritório de advocacia e até por um falso integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso foi registrado na Polícia Civil nesta terça-feira (16).
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima recebeu uma mensagem pelo WhatsApp informando que havia “ótimas notícias” sobre um processo judicial em seu nome, com a promessa de uma indenização no valor de R$ 66 mil. Para dar credibilidade ao golpe, os criminosos enviaram cópias digitais falsas de autos do processo e um código processual inexistente.
Na sequência, a vítima foi orientada a entrar em contato com um suposto “setor responsável” para liberar o dinheiro. Um segundo golpista confirmou a existência do valor e exigiu pagamentos antecipados para “proteção e liberação” da quantia, enviando um QR Code PIX para a transferência bancária.
Acreditando na veracidade das informações, a vítima realizou o pagamento solicitado. Somente após a transferência percebeu que se tratava de um golpe. O caso foi registrado como estelionato, com autoria desconhecida, e será apurado pela Polícia Civil.
⚠️ Alerta: a polícia reforça que tribunais, advogados e órgãos oficiais não solicitam pagamentos via PIX ou WhatsApp para liberação de valores judiciais. Em caso de dúvida, a orientação é procurar diretamente o advogado de confiança ou a Justiça antes de realizar qualquer pagamento.
















