
Imagem criada através de Inteligência Artificial
A Polícia Civil vai investigar uma ocorrência de estelionato registrada na Delegacia Eletrônica, envolvendo o conhecido “golpe do falso advogado”. O caso aconteceu em Ibaté (SP) e foi comunicado nesta segunda-feira (18).
Segundo o boletim de ocorrência, estelionatários têm feito contato com moradores do município utilizando um número de telefone móvel, passando-se por profissionais da área jurídica. Durante as ligações, os golpistas afirmam falsamente que as vítimas teriam valores a receber e, em seguida, solicitam dados bancários e informações pessoais.
O crime foi enquadrado no artigo 171 do Código Penal (estelionato) e, até o momento, os autores não foram identificados. A comunicação foi feita por meio da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil, que encaminhou o caso à unidade policial de Ibaté para investigação.
As vítimas foram orientadas sobre o prazo legal de seis meses para representação criminal, contados a partir da identificação dos suspeitos. Caso não haja manifestação nesse período, os responsáveis não poderão mais ser investigados ou processados criminalmente pelos fatos registrados.
A Polícia Civil reforça o alerta para que a população desconfie de contatos telefônicos que solicitem informações pessoais ou bancárias, especialmente quando associados a supostos resgates de valores ou indenizações.