Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • GERAL
  • Gonet pede condenação de sete réus no STF por participação em trama golpista de 2022
  • GERAL

Gonet pede condenação de sete réus no STF por participação em trama golpista de 2022

Procuradoria-Geral da República acusa ex-aliados de Bolsonaro de usar estrutura do Estado para espalhar desinformação e desacreditar o sistema eleitoral.
Redação 4 de setembro de 2025
gonet
Com Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou na noite desta quarta-feira, 3, ao Supremo Tribunal Federal (STF), as alegações finais em uma das ações penais que investigam a tentativa de manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após a derrota nas eleições de 2022. Ele pediu a condenação de mais sete réus, todos apontados como integrantes do chamado “núcleo 4” da trama golpista.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse grupo se valeu da estrutura estatal para disseminar informações falsas contra o sistema eletrônico de votação e antecipadamente desacreditar o resultado eleitoral. “À míngua de irregularidade real que pudesse abalar a estabilidade social, o uso indevido da estrutura do Estado foi essencial para a manipulação e distorção de informações sensíveis”, escreveu Gonet.

Os denunciados no núcleo 4 são: Ailton Gonçalves Moraes Barros, Angelo Martins Denicoli, Carlos César Moretzsohn Rocha, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques Almeida, Marcelo Araújo Bormevet e Reginaldo Vieira de Abreu. Todos foram acusados de cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A ação penal contra esse núcleo é a segunda mais avançada entre os quatro processos abertos no STF sobre a trama. A mais próxima de um desfecho é a que envolve o “núcleo 1”, considerado central, formado por Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo. O julgamento deste grupo teve início nesta semana, com o ministro Alexandre de Moraes defendendo a soberania nacional e a independência da Justiça.

Além de Bolsonaro, são réus no núcleo central Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Gonet já pediu a condenação de todos, argumentando que a mobilização da militância bolsonarista resultou nos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.


Post navigation

Previous: Sessão solene marca 50 anos da Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos
Next: Brasil se despede da torcida no Maracanã contra o Chile pelas Eliminatórias

LEIA TAMBÉM

hino
  • GERAL

Nova lei torna obrigatória a execução semanal do Hino Nacional nas escolas estaduais

Redação 17 de março de 2026
frank
  • GERAL

Frank Aguiar recebe Juliana Moretto, João Lacerda e Pablo Moura no Aqui Tem Nordeste

Redação 17 de março de 2026
spfc
  • GERAL

São Paulo vence Red Bull Bragantino de virada e segue firme no Brasileirão

Redação 16 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Val Construtor acompanha operação tapa-buracos ao lado do prefeito no bairro Popular
  • Zona leste e região central seguem com serviços de zeladoria em São Carlos
  • Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos
  • Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara
  • Prefeitura de Ibaté reforça cronograma do Cata-Treco e pede colaboração da população

Você pode ter perdido

val-ronaldo
  • IBATÉ

Val Construtor acompanha operação tapa-buracos ao lado do prefeito no bairro Popular

Redação 17 de março de 2026
bonita02
  • SÃO CARLOS

Zona leste e região central seguem com serviços de zeladoria em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
startup
  • SÃO CARLOS

Startup Day 2026 terá programação voltada à inovação e empreendedorismo em São Carlos

Redação 17 de março de 2026
pastor01
  • SÃO CARLOS

Liderança religiosa declara apoio ao movimento São Carlos por Elas em visita à Câmara

Redação 17 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}