Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • Contato
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • GERAL
  • Governo do Paraná decreta calamidade pública após tornado destruir cidade
  • GERAL

Governo do Paraná decreta calamidade pública após tornado destruir cidade

Rio Bonito do Iguaçu teve 90% da área urbana afetada
Redação 8 de novembro de 2025
parana

O governo do Paraná decretou neste sábado (8) estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do estado, após tornado ter atingido cerca de 90% das residências e prédios comerciais da área urbana do município de cerca de 14 mil habitantes. Seis pessoas morreram e 432 ficaram feridas.

“Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmo o governador Ratinho Junior.

Diferentemente da situação de emergência, decretada quando o município ainda consegue atuar, o estado de calamidade pública é a resposta administrativa nos casos em que o impacto do desastre é tão grave que a capacidade de resposta da administração pública fica severamente comprometida, exigindo medidas mais amplas e urgentes.

O decreto de calamidade pública permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal.

Com a medida, a prefeitura pode solicitar, além de recursos federais, recursos do Fundo Estadual de Calamidade Pública e firmar convênios emergenciais.

Equipes do governo federal foram enviadas a Rio Bonito do Iguaçu para auxiliar no apoio as vítimas e estudar a reconstrução das áreas atingidas. Houve colapsos estruturais, danos à malha viária e à rede elétrica, o que deixou parte da população sem energia.

A tempestade foi classificada como tornado de categoria F3 com ventos que chegaram a até 250 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Fonte: Lucas Pordeus León, da Agência Brasil

 

 

 

 


Post navigation

Previous: Guarda Municipal realiza operação de saturação na Vila Elisabeth em São Carlos
Next: Ecovias conclui içamento de vigas na SP-310 e libera tráfego no viaduto do km 240 em São Carlos

LEIA TAMBÉM

aparecida
  • GERAL

Gaúcho da Fronteira anima o palco do Aparecida Sertaneja nesta segunda-feira

Redação 9 de março de 2026
nordeste
  • GERAL

Aqui Tem Nordeste recebe Thamyres Nunes e Duda Stéfano na TV Aparecida

Redação 3 de março de 2026
aparecidasertaneja
  • GERAL

Aparecida Sertaneja dedica edição às mulheres com Tânia Mara e novas vozes

Redação 1 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Saúde intensifica coleta do exame de Papanicolau durante campanha Março Lilás em São Carlos
  • Fundo Social promove feira de empreendedorismo feminino na Fundação Pró-Memória em São Carlos
  • Centro do Idoso celebra Dia Internacional da Mulher com atividades de valorização e integração
  • Procon, Ipem-SP e ANP realizam operação de fiscalização em postos de combustíveis em São Carlos
  • Defesa Civil atende ocorrência de ataque de cães no Jardim Icaraí, em Ibaté

Você pode ter perdido

marco-lilas
  • SÃO CARLOS

Saúde intensifica coleta do exame de Papanicolau durante campanha Março Lilás em São Carlos

Redação 11 de março de 2026
promemoria
  • SÃO CARLOS

Fundo Social promove feira de empreendedorismo feminino na Fundação Pró-Memória em São Carlos

Redação 11 de março de 2026
centro-idoso
  • SÃO CARLOS

Centro do Idoso celebra Dia Internacional da Mulher com atividades de valorização e integração

Redação 11 de março de 2026
anp3
  • SÃO CARLOS

Procon, Ipem-SP e ANP realizam operação de fiscalização em postos de combustíveis em São Carlos

Redação 11 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}