
Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal de Ibaté após invadir a residência da ex-companheira na manhã desta sexta-feira (25), na Rua Augusto Boni, em frente à Escola Municipal Vera Helena Trinta, no Jardim Icaraí. Contra ele, também pesava um mandado de prisão em aberto.
Segundo relatório da corporação, a equipe realizava patrulhamento preventivo na região da escola quando foi abordada por uma mulher visivelmente abalada. Ela relatou que seu ex-companheiro havia arrombado o portão de sua residência e tentava entrar no imóvel sem sua permissão.
Ao chegar ao local, os agentes encontraram o suspeito em frente à casa, demonstrando sinais de nervosismo. Mesmo diante da presença da guarnição, ele entrou na residência e passou a proferir ofensas verbais de baixo calão contra o pai da vítima, em tom agressivo.
Diante da situação e do comportamento exaltado, os guardas realizaram a abordagem e precisaram utilizar algemas, conforme autorizado pela Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir a segurança da equipe, da vítima e de terceiros.
A mulher manifestou intenção de registrar boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva de urgência, temendo por sua integridade física. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde teve a prisão em flagrante ratificada pelos crimes de violação de domicílio mediante arrombamento e violência psicológica, com base na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06).
Na delegacia, também foi constatada a existência de um mandado de prisão em aberto contra o suspeito, que acabou sendo encaminhado à cadeia pública de São Carlos.