Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • IBATÉ

IBATÉ | Município vacina 85% das crianças contra Poliomielite e Sarampo

Redação 4 de setembro de 2018
IBATE-VACINA2

A Prefeitura de Ibaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou o resultado da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo na cidade, realizada durante o mês de agosto.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 1556, o que equivale a 84,74%,crianças com idades entre 1 e 5 anos tomaram a vacina contra a Poliomielite e 1561, ou seja, 85,06% do publico alvo se imunizaram contra o Sarampo.

Os pais ou responsáveis que não conseguiram levar as crianças durante o período da campanha, ainda tem a chance de vacinar as crianças, pois as unidades de saúde de Ibaté estão com doses das duas vacinas. “A campanha foi muito importante, um grande número de crianças foram imunizadas contra a Poliomielite e o Sarampo, mas quem não conseguiu ir durante o mês de agosto, podem levar as crianças nos postos de saúde que ainda tem doses das duas vacinas”, apontou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).

O objetivo da campanha foi de reforçar a imunização e conter o avanço do sarampo no país, doença que já leva a surtos na região Norte.

Em meio a essa dificuldade, o Ministério da Saúde passou a orientar Estados e municípios que ainda não haviam atingido a meta de vacinar 95% das crianças para que mantivessem os postos de saúde abertos por horário estendido ao longo do último sábado (1º), o que aconteceu na cidade de Ibaté.

Na prática, a ideia era fazer um segundo “dia D” da campanha de vacinação. O primeiro ocorreu em 18 de agosto. Ainda conforme o Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (3) os técnicos da pasta devem avaliar qual será o próximo passo de mobilização para aumentar a cobertura de imunização em território nacional, inclusive na Encanto do Planalto, que continua vacinando as crianças que ainda não se imunizaram.

Neste ano, a campanha foi “indiscriminada”, o que significa que mesmo crianças que estão com a carteirinha de vacinação em dia recebem novas doses de reforço contra as duas doenças.

A finalidade foi elevar a cobertura vacinal no país e reforçar a proteção de já imunizados. Desde fevereiro, o Brasil registra ao menos 1.553 casos de sarampo, com sete mortes. Outros 6.975 casos permanecem em investigação.

Já a poliomielite preocupa diante da queda nas coberturas vacinais, o que aumenta o risco de retorno da doença caso haja nova reintrodução do vírus no país e contato com não vacinados. Durante a mobilização, a aplicação das doses houve esquemas diferentes dependendo da situação vacinal de cada criança.

Crianças que nunca tomaram nenhuma dose de vacina contra a pólio, por exemplo, devem receber uma dose da VIP (vacina injetável). Já aquelas que já tiverem tomado uma ou mais doses recebem a VOP (vacina oral), conhecida como gotinha. A ideia ainda é reforçar a imunização contra a doença.

Contra o sarampo, a campanha prevê que todas as crianças recebam uma dose da vacina tríplice viral. A exceção são aquelas que já foram vacinadas nos últimos 30 dias. A vacina é contraindicada apenas para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes de câncer.

Já as crianças alérgicas à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, devem informar o quadro às equipes de saúde. Nesse caso, elas recebem outra vacina contra sarampo.

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Marquinho e Lobbe Neto participam da Cavalgada da Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Next: SÃO CARLOS | Dia 17 abrem as inscrições para a Meia Maratona de Água Vermelha-Santa Eudóxia

LEIA TAMBÉM

val-limpeza
  • IBATÉ

Terreno público no Jardim José Giro recebe limpeza após indicação de Val Construtor

Redação 22 de setembro de 2026
racial
  • IBATÉ

Ibaté promove ação formativa sobre letramento racial nesta sexta-feira

Redação 22 de setembro de 2026
zeek
  • IBATÉ

Zeek Ibaté celebra 30 anos com evento especial, brindes e sorteio de drone neste sábado

Redação 22 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Fernanda Castelano relata violência política de gênero na Câmara; Moisés Lazarine pede desculpas
  • Horto Municipal de São Carlos recebe novos equipamentos e amplia estrutura de atendimento
  • São Carlos recebe 17º Encontro de Ferreomodelismo com 16 maquetes e atrações neste fim de semana
  • Veja vídeo: SC-105 Amazonas da FAB localiza destroços de helicóptero que levava cantor Rick
  • São Carlos capacita professores da Educação Especial para uso da plataforma Demandanet

Você pode ter perdido

FERNANDA
  • SÃO CARLOS

Fernanda Castelano relata violência política de gênero na Câmara; Moisés Lazarine pede desculpas

Redação 22 de setembro de 2026
horto
  • SÃO CARLOS

Horto Municipal de São Carlos recebe novos equipamentos e amplia estrutura de atendimento

Redação 22 de setembro de 2026
ferreomodelismo
  • SÃO CARLOS

São Carlos recebe 17º Encontro de Ferreomodelismo com 16 maquetes e atrações neste fim de semana

Redação 22 de setembro de 2026
nobre
  • GERAL

Veja vídeo: SC-105 Amazonas da FAB localiza destroços de helicóptero que levava cantor Rick

Redação 22 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Fernanda Castelano relata violência política de gênero na Câmara; Moisés Lazarine pede desculpas 22 de setembro de 2026
  • Horto Municipal de São Carlos recebe novos equipamentos e amplia estrutura de atendimento 22 de setembro de 2026
  • São Carlos recebe 17º Encontro de Ferreomodelismo com 16 maquetes e atrações neste fim de semana 22 de setembro de 2026
  • Veja vídeo: SC-105 Amazonas da FAB localiza destroços de helicóptero que levava cantor Rick 22 de setembro de 2026
  • São Carlos capacita professores da Educação Especial para uso da plataforma Demandanet 22 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}