Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • IBATÉ
  • IBATÉ | No Dia Mundial das Doenças Raras, mãe compartilha experiência em rede social
  • IBATÉ

IBATÉ | No Dia Mundial das Doenças Raras, mãe compartilha experiência em rede social

Redação 29 de fevereiro de 2020
RARAS

Dia 29 de fevereiro é o Dia Mundial das Doenças Raras. Aproveitando o dia, a ibateense Rhozana Diniz Menzani, mãe do garotinho Enzo Menzani [que faleceu no dia 10 de dezembro do ano passado por conta de uma doença rara chamada Adrenoleucodistrofia], utilizou sua página no Facebook para compartilhar a triste experiência que terminou com a morte do seu filho.

“Enzo era portador de ALD. Aos 02 anos de idade foi diagnosticado, equivocadamente, com autismo e por falta de uma ressonância magnética de crânio, não foi visto o início da doença. Aos 06 anos, ela começou a se manifestar, perda da visão, do caminhar e da deglutição. Logo, em internação domiciliar por decisão judicial, foi induzido ao sono para não sofrer tanto os efeitos da doença. Foram mais de 200 crises convulsivas de vários tipos e com qualidade de vida, suportou por 03 anos. Enzo deixou um legado que nem tudo é autismo. À você pai e mãe, que está lendo essa publicação, se atente aos sinais, não ouça só um especialista, investigue e, acima de tudo, aceite o diagnóstico do seu filho e lute pelos direitos dele”, alertou Rhozana.

Leia mais:

A Adrenoleucodistrofia (ALD), também conhecida como Doença de Lorenzo, acomete o sistema nervoso central e as glândulas adrenais (suprarrenais). Tais glândulas se localizam acima dos rins e são fundamentais para a liberação de importantes hormônios.

A doença acomete majoritariamente os homens e possui níveis de gravidade diferentes, de acordo com a idade em que se manifesta.

Causa

A ALD é uma doença genética hereditária recessiva, ligada ao cromossomo X (feminino). A mãe que é portadora da doença tem 50% de chance de ter um filho que desenvolva os sintomas.

Sinais e Sintomas

O paciente de Adrenoleucodistrofia começa a manifestar os sintomas da doença ao perder a capacidade de realizar movimentos, falar, e se alimentar. Surgem ainda problemas de visão, como o estrabismo.

Na ALD neonatal, tanto meninos quanto meninas podem ser afetados. A doença ocorre nos primeiros meses de vida e pode provocar convulsões, deformações faciais e retardo mental.

Já a ALD clássica ou infantil é considerada a forma mais grave da doença. Tal modalidade da doença surge entre os 4 e os 10 anos, provocando demência severa, perda de visão, da audição e da fala.

A ALD adulta surge no final da adolescência ou início da vida adulta e pode ser controlada por décadas. Ela provoca, entre outros sintomas, disfunção erétil e incontinência urinária.

Há ainda a ALD entre mulheres, que é ainda mais rara, e mais branda. Provoca perda de equilíbrio e coordenação, além de fraqueza nas pernas.

Tratamento

Ainda não existe cura para a Adrenoleucodistrofia. Um tratamento consagrado para amenizar os efeitos da doença é a administração do Óleo de Lorenzo, criado pelo pai de um paciente. A história gerou um filme com o mesmo nome (Lorenzo’s Oil, em inglês). Trata-se de um composto de azeites introduzido na dieta.

A administração de hormônios também é usada para amenizar o avanço. Já o transplante de medula óssea pode ser indicado em alguns casos, de diagnóstico precoce.

Que especialista procurar?

Geneticista, pediatra, endocrinologista e neurologista.

O diagnóstico precoce ,salva vidas!

Enzo Diniz Menzani
☆21/07/2010
♧10/12/2019

 


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: IBATÉ | Gedalva Ferreira de Brito ganha o segundo carro dos Supermercados Ruscito
Next: ALERTA | Confirmado segundo caso de Coronavírus no Brasil, novamente, vindo da Itália

LEIA TAMBÉM

volei2
  • IBATÉ

Ibaté abre inscrições para Torneio de Vôlei em comemoração ao Dia do Trabalhador

Redação 15 de abril de 2026
autismoibate
  • IBATÉ

PSF Jardim Cruzado promove roda de conversa sobre autismo em Ibaté nesta quinta-feira

Redação 15 de abril de 2026
uniforme10
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté inicia entrega de uniformes escolares para alunos da rede municipal

Redação 15 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(17)-1
Jornal-Ruscito-(17)-2
Jornal-Ruscito-(17)-3
Jornal-Ruscito-(17)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Servidores aceitam nova proposta da Prefeitura e encerram greve em São Carlos
  • Sindicato dos Metalúrgicos declara apoio à Intersindical e defende direito de greve em São Carlos
  • Melhorias urbanas e emprego entram no radar do Informativo Econômico da ACISC
  • Incubadora pública amplia apoio técnico a empreendimentos de economia solidária em São Carlos
  • Campanha contra gripe já aplicou mais de 13 mil doses em São Carlos, mas cobertura ainda é baixa

Você pode ter perdido

fim02
  • SÃO CARLOS

Servidores aceitam nova proposta da Prefeitura e encerram greve em São Carlos

Redação 15 de abril de 2026
STRANO
  • SÃO CARLOS

Sindicato dos Metalúrgicos declara apoio à Intersindical e defende direito de greve em São Carlos

Redação 15 de abril de 2026
ACISC1504
  • SÃO CARLOS

Melhorias urbanas e emprego entram no radar do Informativo Econômico da ACISC

Redação 15 de abril de 2026
cultura
  • SÃO CARLOS

Incubadora pública amplia apoio técnico a empreendimentos de economia solidária em São Carlos

Redação 15 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}