
A Prefeitura de Ibaté, por meio da Defesa Civil, participou de um curso teórico sobre gestão de risco, emergências e crise em operações aéreas. A capacitação foi oferecida gratuitamente e teve foco na qualificação técnica de agentes e no reforço de procedimentos voltados à segurança da população.
Representaram o município o coordenador da Defesa Civil, Everton Perucci, e o agente Marco Vizzotto. O conteúdo abordou fundamentos de gestão de risco na aviação e cultura de prevenção, com referências a normas e diretrizes internacionais e brasileiras (ICAO Anexo 19 e RBAC 153), além de teoria do erro humano e a filosofia do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
O programa também tratou de conceitos sobre incidentes e acidentes, identificação de riscos e elaboração de Planos de Emergência em Aeródromos (PLEM). Outro eixo foi a integração entre agências, com organização de recursos, atendimento a múltiplas vítimas, gerenciamento de crise e comunicação em situações críticas.
O curso terminou com uma atividade prática, em que os participantes fizeram simulação de resgate e remoção de vítima em aeronave. O evento contou com a participação de Defesas Civis da região.



































