O município de Ibaté vive um momento histórico na área da segurança pública. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), entre janeiro e setembro de 2025, foram registradas 101 apreensões de entorpecentes, número que já supera todos os resultados anuais dos últimos 25 anos. O dado inclui ocorrências de tráfico, porte e apreensões propriamente ditas — e ainda não considera os meses de outubro, novembro e dezembro.
A expressiva marca é resultado direto da reestruturação e integração das forças de segurança locais desde a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que reforçou o trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil. O comparativo com o mesmo período de 2024 mostra um crescimento de quase 100% nas apreensões — de 52 casos no ano passado para 101 em 2025.
Além do aumento nas apreensões, outros indicadores também apontam avanços significativos: prisões cresceram 7% (de 56 para 60), apreensões de armas de fogo dobraram (de 3 para 6), apreensões de adolescentes subiram 200% (de 2 para 6) e veículos recuperados aumentaram 30% (de 14 para 20). Todos esses números já superam o total registrado ao longo de todo o ano de 2024.
Os resultados positivos também se refletem na queda dos índices criminais. O número de homicídios caiu de três para um — redução de dois terços — e os furtos apresentaram queda de 25%, passando de 225 ocorrências em 2024 para 170 em 2025. “Esses avanços são fruto do planejamento estratégico, da integração das forças e dos investimentos em estrutura realizados pela Prefeitura. Ibaté se consolida como uma das cidades com maior evolução em segurança pública na região”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, major Luís Fumagale.

















