
Ibaté receberá, no dia 16 de agosto, um mutirão de castração de cães e gatos na Pirâmide da Mata do Alemão. A iniciativa disponibilizará 145 vagas e tem como objetivo ampliar o controle populacional de animais e contribuir para a saúde e o bem-estar dos pets no município. A ação é resultado de uma iniciativa da presidente da Câmara de Ibaté, vereadora Viviane Serafim (PODEMOS).
Para participar, o tutor deverá possuir uma conta ativa no Gov.br. Caso não tenha cadastro, o procedimento poderá ser realizado em nome de um familiar. Também será obrigatório registrar previamente o animal no sistema SinPatinhas. Cães e gatos que não estiverem cadastrados na plataforma não poderão passar pelo procedimento.
Durante o preenchimento do cadastro, os tutores que não souberem informar o número do CadÚnico deverão selecionar a opção “Não se aplica”. O registro no SinPatinhas gera automaticamente o Registro Geral Animal, o RGA, e um QR Code exclusivo para cada pet.
O código poderá ser colocado na coleira do animal. Em caso de desaparecimento, qualquer pessoa poderá escanear o QR Code e acessar as informações de contato do tutor, facilitando a identificação e o retorno do pet ao lar.
Não poderão participar do mutirão cães das raças Pug, Bulldog e American Bully, gatos da raça Persa, animais obesos, com menos de quatro meses ou com mais de dez anos de idade. A Prefeitura orienta os interessados a providenciarem antecipadamente os cadastros no Gov.br e no SinPatinhas, evitando dificuldades quando as inscrições forem abertas.
A realização do mutirão amplia o acesso da população aos serviços de proteção animal e reforça a importância da guarda responsável, da identificação dos pets e do controle reprodutivo de cães e gatos em Ibaté.





























