Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Instituições se reúnem para pensar crescimento e desenvolvimento da cidade
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Instituições se reúnem para pensar crescimento e desenvolvimento da cidade

Redação 17 de junho de 2024
reuniao

Com o objetivo de identificar as potencialidades, debilidades, buscar a inovação e pensar o futuro do crescimento e desenvolvimento social e econômico de São Carlos, nas diversas áreas, a Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação realizou na manhã desta segunda-feira (17/06), uma reunião do Comitê Gestor, grupo de trabalho formado por representantes de instituições como Embrapa, ParqTec, Sebrae, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Inova, USP, Agência de Inovação da UFSCar e Instituto Angelim.

Como o tema Governança do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da “Capital da Tecnologia” o grupo de trabalho acompanhou também uma palestra de Leonardo Herrmann, analista de Relações Internacionais, que apresentou um estudo sobre o panorama de São Carlos e as vantagens que o município pode extrair ao se inserir no processo de internacionalização. A governança se tornou um pilar crucial para os resultados do ecossistema.

São Carlos tem o maior PIB da região – R$ 11,8 bilhões -, localização privilegiada no estado, mão de obra qualificada, polo científico com alcance global com 2.947 auxílios e bolsas da FAPESP, ligando a cidade ao mundo, através de países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, setor de serviços desenvolvido (57,5%), indústria (30,8%), exporta produtos e equipamentos para países como Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia, França, Chile, entre outras relações internacionais.

Os cientistas de São Carlos criaram um grupo de trabalho para pensar o ecossistema de inovação da cidade e o ecossistema de desenvolvimento cientifico e tecnológico que surgiu da necessidade da apresentação de um projeto para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é discutir processos de desenvolvimento econômico, em reuniões com temas variados, elaborar um documento do Comitê e consolidar o modelo de São Carlos de Ciência e Tecnologia, ressaltando que grande parte dos cientistas brasileiros e agências de desenvolvimento consideram que o desenvolvimento científico a ciência, tecnologia e inovação fundamentais para a transformação social do Brasil.

O secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, explicou que a proposta é estabelecer uma política permanente de ciência e tecnologia, manter o Conselho de Ciência e Tecnologia e o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia para que se possa estabelecer parâmetros de desenvolvimento, transformação social e desenvolvimento econômico. “A cidade ganha como o trabalho do grupo de estudos, vamos trabalhar para mudar a qualidade de vida da população nas áreas de ciência, tecnologia, saúde, educação, emprego e renda e melhorar as desigualdades sociais. Quando se estabelece um processo de desenvolvimento baseado em ciência e tecnologia, aumenta o salário das pessoas com as startups e as novas empresas de base tecnológica e o impacto é menos agressivo do ponto de vista ambiental quando se desenvolve empresas de base tecnológica tornando a cidade sustentável e inteligente”, salientou.

Silvio Goulart, presidente do ParqTec, lembra que a ênfase do município é ciência tecnologia e inovação com o apoio de diversas entidades, se formando a hélice tríplice que é a interação de diversas instituições para promover o desenvolvimento por meio da inovação e do empreendedorismo.

“O ecossistema de ciência tecnologia e inovação da cidade tem como diferencial atrativos para novos investimentos em pessoas. O grupo discute os problemas da cidade tornando o ecossistema organicamente funcional. A ideia é ver como pode ser feita a colaboração conjunta, buscar recursos, projetar a cidade, ou seja, um esforço conjunto dessa faceta nova e moderna e desafiadora onde São Carlos se destacas entre os municípios do Brasil”, disse.

Leonardo Hermann, analista de Relações Internacionais apresentou um estudo sobre o panorama de São Carlos e as vantagens que o município pode extrair quando se inserir no processo de internacionalização, uma tendência que vem ocorrendo globalmente, uma aposta como forma de buscar soluções para desafios locais, atrair investimentos e uma infinidade de vantagens. “São Carlos é um campo fértil para o sucesso de um processo de internacionalização, e mostramos um levantamento histórico e econômico da cidade, principais parceiros de exportação e importação, produtos que a cidade exporta e o aspecto científico de pesquisa de São Carlos que tem como diferencial a economia do conhecimento em função das universidades e industrias de tecnologia”.

Para o analista de Relações Internacionais, São Carlos também pode ser beneficiar da internacionalização em razão das comunidades epistêmicas (conhecimento), formadas por pessoas com interesses comuns gerando intercâmbio de ideias e soluções para diversos problemas.

Mirlene Simões, secretária regional da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), enfatiza que São Carlos é uma cidade diferenciada por conta das iniciativas das empresas de base tecnológica e esse Comitê Gestor está pensando como essas empresas apoiadas pela nova industrialização podem integrar de forma eficaz a ciência e a pesquisa. “Esse processo será importante para que possamos superar a miséria, as desigualdades, a violência e promover a inclusão, afinal estamos vivendo um momento de novas demandas tecnológicas de produção e o esforço é no sentido de como São Carlos pode se mostrar a partir de experiências e tradição na pesquisa, ciência e se apresentar para o breve futuro com desenvolvimento econômico, social e autonomia para os caminhos de desenvolvimento”.

José Manoel Marconcini, chefe geral da Embrapa Instrumentação, explicou que a ideia é reunir as instituições que fazem ciência, tecnologia e inovação de São Carlos e ter um fórum horizontal de conversas, “contribuindo com olhar e participações e abrir novas oportunidades para o crescimento da cidade, ampliar o PIB de ciência, tecnologia e inovação do município, gerando novas tecnologias e empregos de alta renda”, finalizou.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SAAE inicia limpeza e desassoreamento do Espraiado em parceria com DAEE
Next: Araraquara recebe o humorista Raphael Ghanem

LEIA TAMBÉM

julio
  • SÃO CARLOS

Vereador cobra informações sobre convocação de médicos aprovados em concurso em São Carlos

Redação 7 de fevereiro de 2026
gatos1
  • SÃO CARLOS

2º Encontro de Gatos Exóticos reúne raças raras e programação educativa no Shopping

Redação 7 de fevereiro de 2026
camara-sc
  • SÃO CARLOS

Audiência pública vai debater mudanças na Lei de Motofrete em São Carlos

Redação 7 de fevereiro de 2026
banner_350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
banner_350x350
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Prefeitura de Ibaté inaugura Unidade de Fisioterapia no Jardim Mariana
  • Vereador cobra informações sobre convocação de médicos aprovados em concurso em São Carlos
  • Dieta adequada fortalece o corpo no tratamento do câncer de mama
  • 2º Encontro de Gatos Exóticos reúne raças raras e programação educativa no Shopping
  • Audiência pública vai debater mudanças na Lei de Motofrete em São Carlos

Você pode ter perdido

fisio1
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté inaugura Unidade de Fisioterapia no Jardim Mariana

Redação 7 de fevereiro de 2026
julio
  • SÃO CARLOS

Vereador cobra informações sobre convocação de médicos aprovados em concurso em São Carlos

Redação 7 de fevereiro de 2026
hac
  • REGIÃO

Dieta adequada fortalece o corpo no tratamento do câncer de mama

Redação 7 de fevereiro de 2026
gatos1
  • SÃO CARLOS

2º Encontro de Gatos Exóticos reúne raças raras e programação educativa no Shopping

Redação 7 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Prefeitura de Ibaté inaugura Unidade de Fisioterapia no Jardim Mariana 7 de fevereiro de 2026
  • Vereador cobra informações sobre convocação de médicos aprovados em concurso em São Carlos 7 de fevereiro de 2026
  • Dieta adequada fortalece o corpo no tratamento do câncer de mama 7 de fevereiro de 2026
  • 2º Encontro de Gatos Exóticos reúne raças raras e programação educativa no Shopping 7 de fevereiro de 2026
  • Audiência pública vai debater mudanças na Lei de Motofrete em São Carlos 7 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}