
Votação pela execução da obra com utilização de contribuição de melhoria por moradores.
No último sábado (26) foi realizada uma audiência publica no Balneário Santo Antonio (Broa) na sede da APIB (Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis no Broa) para tratar de assuntos de extrema importância para todos os moradores e frequentadores do Broa.
O presidente da APIB, Ítalo Cardinali Filho juntamente com o prefeito municipal de Itirapina, José Maria Cândido, o presidente da câmara municipal de Itirapina, Fernando Romero Olbrik e demais autoridades realizaram uma audiência pública com moradores do Balneário Santo Antonio para expor a intenção de realizar toda obra de coleta, direcionamento e tratamento do esgoto do bairro, composto hoje por mais de 1.000 imóveis. Além deste tema, foi também mencionado os temas da regularização fundiária, praça de pedágio e portaria do balneário.
O salão de eventos da APIB ficou lotado e algumas pessoas tiveram que ficar do lado de fora para poder participar desta audiência que há anos vem sendo esperada e trata de interesse de todos os moradores e frequentadores do Broa. Segundo o presidente da APIB e mediador das pautas, Ítalo Cardinali, este sábado ficou marcado na história do Broa, uma vez que os cidadãos mostraram seus interesses e vontade para realizar os projetos que foram expostos.
O prefeito municipal Zé Maria, expôs os estudos e valores de investimentos da obra sendo que na ocasião, também mostrou as alternativas para que estas sejam viabilizadas. Lembrou ainda que há mais de 4 anos vem tentando junto aos governos estaduais e departamentos, recursos para realização destas mas, devido ao comprometimento das verbas públicas, pouco conseguiu. Elencou ainda 3 possibilidades: deixar o Broa da maneira que se encontra, parte da obra realizada através da captação de recursos junto aos moradores mais financiamento e a obra totalmente financiada através da contribuição de melhoria junto aos moradores.
Por se tratar de um assunto complexo essa audiência mostrou a intenção da população frente as ideias propostas sendo que a intenção é marcar outra audiência para retomar o assunto com valores mais ajustados para cada imóvel. Após esse processo, deve ser aberta uma licitação para a concorrência da realização da obra.
Pela maioria das intenções de voto dos presentes, a opção foi pela contribuição de melhoria através de recursos próprios para a realização desta obra de grande importância. Segundo o Italinho Cardinali, essa além de trazer benefícios de saúde e ecológicos, as propriedades certamente terão uma grande valorização dos imóveis. “As propriedades regularizadas e com saneamento básico podem ter uma grande valorização no valor do imóvel, além da contribuição do meio ambiente, uma vez que o esgoto será descartado corretamente. A data de hoje é um marco para a represa do Broa. A conscientização e disposição dos moradores para realizar essas importantes obras de melhorias já entraram para a história da represa.” ressalta Italinho.
Os assuntos da cobrança da entrada na portaria do Broa, a praça do pedágio também foram outros temas muito debatidos entre a mesa composta pelas autoridades e os presentes. Os moradores e proprietários do Broa são favoráveis a cobrança da portaria para turistas, mas não concordam com a cobrança quando se trata de convidados próprios, o que dificulta muito a fiscalização dos funcionários na portaria. Varias propostas foram expostas, mas sem chegar-se a uma conclusão comum entre os presentes. Este assunto também será abordado em uma outra oportunidade devido a sua complexidade.
