Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Ivone Zanquim participa de reunião do Fomap no Auditório da ACISC
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Ivone Zanquim participa de reunião do Fomap no Auditório da ACISC

Redação 21 de março de 2024
ivone001

Atendendo ao convite do membro do Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional (Fopap) e da coordenação colegiada do Fórum, Antônio Ribeiro, a presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Ivone Zanquim, participou na manhã desta quinta-feira, 21, de uma reunião do Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional (Fomap).

O encontro, que aconteceu no Auditório do Palácio do Comércio “Miguel Damha”, reuniu representantes de entidades e instituições interessadas e preocupadas com a questão da inserção do jovem no mercado de trabalho.

Antônio Ribeiro explica que o grupo se reúne a cada dois meses para discutir a problemática enfrentada pelo Jovem Aprendiz no município. “Esse Fórum Municipal reúne todas as entidades de aprendizagem do município, mais o Sistema S e a Superintendência Regional do Trabalho, para discutir o dia a dia da aprendizagem, as questões, as dúvidas”, explicou.

Ele destaca que a importância do Fomap seria na discussão das mudanças de leis, decretos e os problemas que as entidades enfrentam na ponta, quando vão contratar um Jovem Aprendiz. “São Carlos, assim como várias cidades, tem um potencial de cota de aprendiz na qual não é cumprida, então é um trabalho que a gente tem feito para intensificar essa questão, que é levar a informação para a população e às empresas, para que elas possam contratar o Jovem Aprendiz para o seu primeiro emprego”, contou

Dados apresentados mostram que, em São Carlos, 2 mil jovens deveriam estar no mercado de trabalho, porém, isso não está sendo cumprido. “Por esse motivo, convidamos a ACISC para que nos ajude a mobilizar o setor do comércio e tenhamos, com isso, um aumento no número de jovens contratados para seu primeiro emprego na cidade”, afirmou Ribeiro.

Presente no encontro, o supervisor regional do Centro de Integração Empresa‑Escola (CIEE), Renato Malta, destacou que o CIEE tem um trabalho constante de divulgação, de conscientização e dos benefícios que as empresas têm na contratação do aprendiz e dos estagiários. “Fazemos esse trabalho contínuo junto às empresas, independente do ramo de atividade, ou seja, somos a ponte entre as empresas que querem contratar os aprendizes e os estagiários e entre esses jovens que estão à procura de uma primeira oportunidade, seja como jovem aprendiz, seja como estagiário”, explicou.

Malta falou de alguns benefícios atrativos para essas empresas que contratam aprendizes ou estagiários. “No caso do programa de estágio, existe uma Lei Federal própria para a contratação de estagiários e a maior característica dessa lei é o desvinculo com a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], ou seja, não há vinculação trabalhista, não há encargos trabalhistas para a contratação de estagiários. No programa de aprendizagem também há alguns diferenciais, como por exemplo o depósito do FGTS, que ao invés de 8%, que a empresa paga costumeiramente, ela vai pagar 2% apenas do FGTS, entre outros, benefícios”, destacou.

Ivone Zanquim agradeceu o convite e parabenizou as entidades participantes. “É uma discussão muito importante para a nossa cidade. Acredito que a união dessas entidades e do poder público, facilita o diálogo sobre a questão da aprendizagem na nossa cidade. Podem contar com a ACISC nesse trabalho de conscientização. Dar uma oportunidade para um jovem aprendiz, você vai estar tirando esse jovem das ruas e, de repente, de coisas ruins, que ele poderia estar se envolvendo”, finalizou.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: ATENÇÃO MOTORISTAS! Eixo inicia trabalhos em novo trecho da SP 310
Next: Guerreiras Grenás enfrentam o São Paulo nesta sexta (22)
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

BRUNO
  • SÃO CARLOS

Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
camara01
  • SÃO CARLOS

Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
MADRIGAL
  • SÃO CARLOS

Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”

Redação 4 de outubro de 2025
prefeitura-sc
  • SÃO CARLOS

Netto Donato exonera 21 comissionados e realiza reorganização administrativa em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos
  • Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos
  • Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”
  • Netto Donato exonera 21 comissionados e realiza reorganização administrativa em São Carlos
  • Falecimento de Nadir Siqueira aos 55 anos comove familiares e amigos em Ibaté
  • Edson Ferraz entrega título de Cidadão Honorário de São Carlos a Lindomar José Borges

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}