Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Ivone Zanquim participa de reunião do Fomap no Auditório da ACISC
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

Ivone Zanquim participa de reunião do Fomap no Auditório da ACISC

Redação 21 de março de 2024
ivone001

Atendendo ao convite do membro do Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional (Fopap) e da coordenação colegiada do Fórum, Antônio Ribeiro, a presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Ivone Zanquim, participou na manhã desta quinta-feira, 21, de uma reunião do Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional (Fomap).

O encontro, que aconteceu no Auditório do Palácio do Comércio “Miguel Damha”, reuniu representantes de entidades e instituições interessadas e preocupadas com a questão da inserção do jovem no mercado de trabalho.

Antônio Ribeiro explica que o grupo se reúne a cada dois meses para discutir a problemática enfrentada pelo Jovem Aprendiz no município. “Esse Fórum Municipal reúne todas as entidades de aprendizagem do município, mais o Sistema S e a Superintendência Regional do Trabalho, para discutir o dia a dia da aprendizagem, as questões, as dúvidas”, explicou.

Ele destaca que a importância do Fomap seria na discussão das mudanças de leis, decretos e os problemas que as entidades enfrentam na ponta, quando vão contratar um Jovem Aprendiz. “São Carlos, assim como várias cidades, tem um potencial de cota de aprendiz na qual não é cumprida, então é um trabalho que a gente tem feito para intensificar essa questão, que é levar a informação para a população e às empresas, para que elas possam contratar o Jovem Aprendiz para o seu primeiro emprego”, contou

Dados apresentados mostram que, em São Carlos, 2 mil jovens deveriam estar no mercado de trabalho, porém, isso não está sendo cumprido. “Por esse motivo, convidamos a ACISC para que nos ajude a mobilizar o setor do comércio e tenhamos, com isso, um aumento no número de jovens contratados para seu primeiro emprego na cidade”, afirmou Ribeiro.

Presente no encontro, o supervisor regional do Centro de Integração Empresa‑Escola (CIEE), Renato Malta, destacou que o CIEE tem um trabalho constante de divulgação, de conscientização e dos benefícios que as empresas têm na contratação do aprendiz e dos estagiários. “Fazemos esse trabalho contínuo junto às empresas, independente do ramo de atividade, ou seja, somos a ponte entre as empresas que querem contratar os aprendizes e os estagiários e entre esses jovens que estão à procura de uma primeira oportunidade, seja como jovem aprendiz, seja como estagiário”, explicou.

Malta falou de alguns benefícios atrativos para essas empresas que contratam aprendizes ou estagiários. “No caso do programa de estágio, existe uma Lei Federal própria para a contratação de estagiários e a maior característica dessa lei é o desvinculo com a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], ou seja, não há vinculação trabalhista, não há encargos trabalhistas para a contratação de estagiários. No programa de aprendizagem também há alguns diferenciais, como por exemplo o depósito do FGTS, que ao invés de 8%, que a empresa paga costumeiramente, ela vai pagar 2% apenas do FGTS, entre outros, benefícios”, destacou.

Ivone Zanquim agradeceu o convite e parabenizou as entidades participantes. “É uma discussão muito importante para a nossa cidade. Acredito que a união dessas entidades e do poder público, facilita o diálogo sobre a questão da aprendizagem na nossa cidade. Podem contar com a ACISC nesse trabalho de conscientização. Dar uma oportunidade para um jovem aprendiz, você vai estar tirando esse jovem das ruas e, de repente, de coisas ruins, que ele poderia estar se envolvendo”, finalizou.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: ATENÇÃO MOTORISTAS! Eixo inicia trabalhos em novo trecho da SP 310
Next: Guerreiras Grenás enfrentam o São Paulo nesta sexta (22)

LEIA TAMBÉM

pascoa
  • SÃO CARLOS

Páscoa Solidária vai levar diversão e distribuição de ovos para crianças em Santa Eudóxia

Redação 15 de março de 2026
GREMIO002
  • SÃO CARLOS

Grêmio São-Carlense perde para o Jabaquara e mira recuperação na próxima rodada

Redação 15 de março de 2026
saae1403-2
  • SÃO CARLOS

SAAE alerta para risco de erosão e interdita parcialmente trecho no Santa Felícia em São Carlos

Redação 14 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Páscoa Solidária vai levar diversão e distribuição de ovos para crianças em Santa Eudóxia
  • Polícia Militar captura três procurados pela Justiça em ações realizadas em São Carlos
  • Oscar 2026 acontece neste domingo com expectativa de torcida brasileira por “O Agente Secreto”
  • Flamengo vence Botafogo por 3 a 0 e encosta na liderança do Brasileirão
  • Grêmio São-Carlense perde para o Jabaquara e mira recuperação na próxima rodada

Você pode ter perdido

pascoa
  • SÃO CARLOS

Páscoa Solidária vai levar diversão e distribuição de ovos para crianças em Santa Eudóxia

Redação 15 de março de 2026
policia
  • POLÍCIA

Polícia Militar captura três procurados pela Justiça em ações realizadas em São Carlos

Redação 15 de março de 2026
agente
  • GERAL

Oscar 2026 acontece neste domingo com expectativa de torcida brasileira por “O Agente Secreto”

Redação 15 de março de 2026
fla
  • GERAL

Flamengo vence Botafogo por 3 a 0 e encosta na liderança do Brasileirão

Redação 15 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}