
Durante entrevista ao programa Jornal Primeira Página no Ar, da São Carlos FM (107,9), na manhã desta sexta-feira (1º), o vereador e presidente do PL em São Carlos, Julio Cesar, fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e convocou a população para uma manifestação na Praça Itália, neste domingo (3), a partir das 10h.
Julio iniciou a entrevista em tom descontraído, mas logo partiu para declarações contundentes sobre o cenário político nacional. “O que o ministro do Supremo está fazendo está totalmente fora do que a Constituição prevê”, afirmou, ao criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes. “Ele julga, condena, executa e legisla ao mesmo tempo”, disse. O vereador também defendeu que a escolha de ministros do STF deixe de ser política e passe a ser feita por concurso público.
Em sua avaliação, há perseguição contra Bolsonaro. “Você pode não gostar do Bolsonaro, mas a perseguição jurídica contra ele é evidente”, criticou. Segundo o vereador, o ex-presidente está impedido de sair de Brasília e de usar redes sociais, mas poderá participar de manifestações, desde que não se pronuncie publicamente.
Julio reforçou que estará presente na manifestação de domingo em São Carlos e, à tarde, participará de ato na Avenida Paulista. “É uma manifestação ordeira, de indignação com o que está acontecendo no Brasil. A liberdade está sendo cerceada e precisamos reagir”, disse. Ele ainda rebateu críticas que recebeu por ter participado, recentemente, de uma mobilização no pontilhão da Av. Getúlio Vargas. “Estava lá como cidadão, não como vereador. E ainda bem que as pessoas podem me criticar, pois do jeito que está, daqui a pouco nem isso será possível.”
Avaliação do governo Netto Donato
Questionado sobre o desempenho do prefeito Netto Donato (PP) após 210 dias de gestão, Julio preferiu não dar uma nota, mas afirmou que o transporte público merece “zero”. Segundo ele, a qualidade do serviço é baixa frente ao valor repassado pela prefeitura. O vereador também apontou preocupações com os contratos milionários de coleta de lixo e limpeza urbana. “A empresa Celebre, por exemplo, leva milhões e não está entregando o que deveria. Estamos de olho”, declarou.
Apesar das críticas, Julio disse manter uma relação tranquila com o Executivo. “O PL foi o partido que mais contribuiu para a eleição do Netto. Estamos juntos, mas cada um com sua independência. Não indiquei ninguém para cargos comissionados”, afirmou.
Obras, rodeio e centro de eventos
Julio comentou ainda sobre o recente acidente fatal na Rodovia Washington Luís e voltou a defender a terceira faixa e a modernização dos trevos. Sobre o local escolhido para a realização do rodeio, reconheceu que há impacto no trânsito, mas disse que qualquer ponto próximo à rodovia traria dificuldades. Ele aproveitou para defender a criação de uma arena multiuso em São Carlos. “Temos que pensar em um centro de eventos, talvez em Água Vermelha, com estacionamento e estrutura moderna. O Luizão, por exemplo, já está ultrapassado no local que está”, afirmou.
Engenharia e política
Na reta final da entrevista, o vereador destacou sua atuação junto à categoria dos engenheiros e anunciou parceria com o presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Vinícius Marchese, para fortalecer a representatividade da engenharia na política. “Tudo na vida tem engenharia, mas a engenharia está fora da política. Queremos mudar isso”, disse. Ele também propôs a criação do cargo de engenheiro legislativo na Câmara Municipal.
Julio concluiu agradecendo o espaço e reiterou o convite para a manifestação de domingo: “É um momento decisivo para o país. Vamos à rua, com ordem e respeito, defender a nossa liberdade”.
Assista a entrevista na íntegra: