Lan House Itinerante segue no Parque do Bicão até 29 de julho com acesso gratuito

Até o dia 29 de julho, crianças e adolescentes de São Carlos têm a oportunidade de vivenciar, de forma gratuita, o universo dos jogos eletrônicos na Lan House Itinerante do projeto Conexão e-Sports, instalada no Parque do Bicão, na avenida Maria Consuelo Brandão Tolentino, no Jardim Bicão.
Funcionando todos os dias das 9h às 13h e das 15h às 19h, a estrutura oferece uma carreta gamer equipada com computadores e consoles com jogos como Fall Guys, EA SPORTS FC™ 24 e Rocket League — todos com classificação livre. A cada sessão, com duração de 40 minutos, até 30 participantes podem jogar simultaneamente. Caso o limite não seja atingido, o tempo de uso pode ser ampliado.
Viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, o projeto conta com o patrocínio da Electrolux e apoio da Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “Nosso objetivo é democratizar o acesso aos esportes eletrônicos e proporcionar uma experiência divertida e educativa. A recepção em São Carlos está sendo excelente. Já nos primeiros dias, mais de 150 crianças participaram”, explica o produtor do projeto, Guilherme Ksyvickis.
Para participar, é necessário preencher um cadastro e apresentar autorização dos responsáveis. Escolas e instituições podem agendar visitas em grupo com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Durante todo o funcionamento, monitores treinados auxiliam os participantes, inclusive aqueles que não têm familiaridade com os jogos.
O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destaca o impacto social da iniciativa. “Mais do que entretenimento, a ação promove o uso da tecnologia de forma educativa, incentivando valores como trabalho em equipe, estratégia e socialização.”
A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Mariana Navarro, complementa. “A Lan House Itinerante é um espaço onde diversão e aprendizado caminham juntos. Os jovens desenvolvem habilidades cognitivas e sociais em um ambiente saudável.”
A ação é voltada para o público infantojuvenil e oferece uma experiência moderna, inclusiva e segura, reafirmando o potencial dos e-sports como ferramenta de educação e cidadania.
























