Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

Leonardo Lázaro apresenta avanços em obras, aprovação de projetos e georreferenciamento na São Carlos FM

Em entrevista, secretário detalha modernização da infraestrutura municipal, redução de prazos e implantação de tecnologia inédita na cidade
Redação 27 de novembro de 2025
lazaro2

O secretário municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura de São Carlos, engenheiro Leonardo Lázaro, participou de entrevista nesta quinta-feira (27), no Primeira Página no Ar, da São Carlos FM (107.9), e apresentou um panorama amplo sobre as ações da pasta, marcada por digitalização, reorganização administrativa e avanço tecnológico. Ao longo da conversa, Lázaro detalhou desde a situação das obras públicas até o funcionamento do recém-implantado Aprova São Carlos, sistema que promete reduzir drasticamente o tempo de análise de projetos, além do início do maior processo de georreferenciamento da história do município.

Uma secretaria ampliada e com funções estratégicas

Lázaro explicou que a atual pasta surgiu da fusão de três estruturas — Obras Públicas, Habitação e Desenvolvimento Urbano — o que resultou em uma secretaria robusta, responsável por obras públicas, fiscalização de posturas, planejamento territorial e aprovação de projetos. Apesar do “ritmo mais baixo de obras” neste momento, o secretário afirmou que há pelo menos três novos convênios aguardando liberação para início em 2026.

Ele destacou ainda a plataforma Transparência de Obras Públicas, disponível no site da Prefeitura. O portal apresenta mapa interativo com todas as obras georreferenciadas, contendo informações sobre contratos, empresas envolvidas, valores investidos e andamento financeiro. “É um espelho da gestão real das obras”, afirmou.

Aprova São Carlos deve reduzir em até 80% o prazo de aprovação

Um dos pontos centrais da entrevista foi o Aprova São Carlos, sistema digital já em funcionamento e que substituirá completamente o processo físico a partir de janeiro. A ferramenta permitirá protocolar, acompanhar e corrigir projetos de forma 100% online.

Segundo Lázaro, 82% dos processos da cidade são de residências unifamiliares, que hoje podem levar até 90 dias para aprovação. Com a digitalização, esse prazo deve ser reduzido em até 80%. “O processo não vai mais passear pela cidade dentro de um envelope”, ironizou o secretário, explicando que a tramitação entre setores será instantânea e integrada, com notificações automáticas ao requerente.

Sobre reclamações de demora, como a citada por um ouvinte durante o programa, Lázaro foi direto. “Na maioria esmagadora das vezes, o processo está parado aguardando manifestação do próprio requerente”. Ele destacou que o sistema evita um problema comum: profissionais cadastrarem o próprio e-mail no lugar do proprietário, impedindo que o dono veja o andamento real.

Para empreendimentos maiores — loteamentos e multifamiliares — a promessa é digitalizar todo o fluxo no primeiro quadrimestre de 2026. Hoje, esses processos podem levar quatro a cinco anos, principalmente por dependerem de órgãos externos, como Cetesb e Graprohab.

Georreferenciamento completo da cidade

A entrevista também revelou um projeto de grande impacto: um sistema de geoprocessamento avançado, com precisão inédita. Um avião tripulado sobrevoará São Carlos gerando imagens com 10 centímetros de precisão, enquanto um carro equipado com câmeras 360° mapeia as ruas. Doze marcos geodésicos já foram instalados em rotatórias e pontos estratégicos.

O objetivo é integrar informações territoriais de todas as secretarias — Saúde, Educação, Habitação, Trânsito, Meio Ambiente — permitindo gestão territorial em tempo real. A atualização das imagens será quadrimestral.

Com isso, a Prefeitura poderá identificar ampliações irregulares em imóveis; ocupações clandestinas; corte de vegetação em APPs; risco geológico e movimentação de encostas; terrenos com mato alto; além de loteamentos sem infraestrutura.

Lázaro explicou que não haverá aumento de imposto, mas sim correção de base cadastral. “Se uma casa tem 100 metros no cadastro, mas 150 na realidade, a diferença precisa ser regularizada. É uma questão de justiça tributária”, explicou.

As notificações começarão a ser emitidas a partir do quinto mês do contrato, que tem duração total de 15 meses.

Com as novas fotos aéreas e mapeamento 360°, parte da fiscalização poderá ser feita virtualmente. “O servidor poderá identificar irregularidades com base nas imagens precisas. A ida ao local se tornará exceção, não regra”, disse Lázaro. O sistema também será integrado à plataforma Via Rápida Empresa, ampliando o controle urbano e digital.

Antes de encerrar, o secretário recebeu elogios dos apresentadores, que destacaram o caráter técnico das respostas e a transparência das informações. Lázaro agradeceu e reforçou que São Carlos está “subindo degraus importantes” rumo a uma gestão mais moderna, eficiente e baseada em tecnologia de ponta.

Assista a entrevista na íntegra:

 

 

 


Post navigation

Previous: ACISC divulga horário especial do comércio de São Carlos para o fim de novembro e todo o mês de dezembro
Next: Bazar das Voluntárias da Santa Casa inicia nova edição com peças artesanais e renda destinada ao hospital

LEIA TAMBÉM

IVONE-DECO
  • SÃO CARLOS

ACISC discute fiscalização de comércio ambulante irregular em São Carlos

Redação 22 de setembro de 2026
STA-CASA
  • SÃO CARLOS

Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
pnab-2
  • SÃO CARLOS

PNAB convoca proponentes para procedimento de heteroidentificação em São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • ACISC discute fiscalização de comércio ambulante irregular em São Carlos
  • GAM apreende mais de 380 porções de drogas e prende dois em São Carlos
  • Ibaté terá tarde especial de Dia das Crianças na Mata do Alemão
  • Ibaté recebe escritora Kiusam Oliveira em encontro sobre literatura, diversidade e representatividade
  • Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas

Você pode ter perdido

IVONE-DECO
  • SÃO CARLOS

ACISC discute fiscalização de comércio ambulante irregular em São Carlos

Redação 22 de setembro de 2026
trafico-drogas-22
  • POLÍCIA

GAM apreende mais de 380 porções de drogas e prende dois em São Carlos

Redação 22 de setembro de 2026
criancas
  • IBATÉ

Ibaté terá tarde especial de Dia das Crianças na Mata do Alemão

Redação 21 de setembro de 2026
Kiusam Oliveira
  • IBATÉ

Ibaté recebe escritora Kiusam Oliveira em encontro sobre literatura, diversidade e representatividade

Redação 21 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • ACISC discute fiscalização de comércio ambulante irregular em São Carlos 22 de setembro de 2026
  • GAM apreende mais de 380 porções de drogas e prende dois em São Carlos 22 de setembro de 2026
  • Ibaté terá tarde especial de Dia das Crianças na Mata do Alemão 21 de setembro de 2026
  • Ibaté recebe escritora Kiusam Oliveira em encontro sobre literatura, diversidade e representatividade 21 de setembro de 2026
  • Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas 21 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}