
Evento da cultura japonesa será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, com estrutura definida em parceria entre a Prefeitura, FESC e a comunidade nipo-brasileira
O vereador Lineu Navarro (PT) participou, nesta quinta-feira (10), de uma reunião que definiu os próximos passos para a realização do Festival São Carlos Matsuri 2025. O tradicional evento da cultura japonesa será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, nas dependências da Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na Vila Nery.
O encontro contou com a presença do presidente da FESC, Eduardo Cotrim, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, além de representantes da comunidade nipo-brasileira. Segundo Lineu, o recurso necessário para a realização da festa já está garantido.
Uma nova reunião está prevista para a próxima semana, com o objetivo de tratar dos detalhes estruturais do evento. “A comissão destes três setores se reunirá para tratar da organização e pormenores: a disposição das barracas de comida, o visual e decoração do espaço, a segurança, o palco, o camarim, as salas para oficinas e os grupos de dança e música, etc.”, explicou o vereador.
Instituído no calendário oficial do município por meio de lei de autoria de Lineu Navarro, o São Carlos Matsuri já é considerado um dos eventos mais aguardados da cidade. A festa celebra a tradição japonesa com apresentações culturais, oficinas, exposições e a famosa gastronomia oriental, atraindo milhares de visitantes a cada edição.
“O Matsuri é um símbolo da valorização da cultura japonesa. É um evento que mostra a presença e a participação desta colônia em nossa cidade e país. É importante que as novas gerações também valorizem esse legado”, destacou Lineu.
A expectativa da organização é repetir o sucesso dos anos anteriores, com uma programação voltada para toda a família e que exalte o espírito de integração e respeito entre culturas.
[metaslider id=126182]
[metaslider id=126182]
[metaslider id=126182]