Imagem criada através de Inteligência Artificial (IA)
Uma moradora de Ibaté procurou a Delegacia Eletrônica para denunciar que ela e sua filha foram vítimas de um golpe do falso advogado aplicado pela internet. O caso ocorreu na tarde desta segunda-feira (1º) e foi registrado como estelionato.
Segundo o boletim, o golpista fez contato pelo WhatsApp, utilizando mensagens e até videochamada para convencer as vítimas de que se tratava de um procedimento jurídico verdadeiro. A fraude gerou preocupação não apenas pela abordagem, mas também pelo risco de uso indevido dos dados pessoais obtidos pelo criminoso.
A declarante relatou à Polícia Civil que teme que seu CPF seja usado para compras, empréstimos ou outras ações fraudulentas. Por isso, pediu orientação e medidas de segurança para evitar maiores prejuízos. O boletim ressalta que as vítimas devem comparecer à delegacia da área para formalizar a representação criminal, essencial para que as investigações avancem.
A Polícia orienta que casos envolvendo falsos advogados e cobranças urgentes pelo WhatsApp têm aumentado e alerta a população a jamais fornecer documentos, realizar pagamentos ou atender solicitações suspeitas sem confirmar a identidade do suposto profissional.















