
Em um movimento estratégico para ampliar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação, representantes da Marinha do Brasil estiveram em São Carlos na quarta-feira (06/08) para uma série de encontros com autoridades locais e instituições acadêmicas. A iniciativa, liderada pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), tem o objetivo de mapear potenciais tecnológicos na cidade e estabelecer parcerias que possam fortalecer projetos de interesse mútuo.
O vice-almirante Alfredo Martins Muradas, assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DGDNTM, destacou que a visita foi um passo inicial para futuras colaborações. “Estamos nos apresentando aos centros de excelência que o Estado de São Paulo possui na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, como São Carlos, para identificar pontos comuns de interesse”, afirmou. Segundo ele, a Marinha busca ampliar o escopo de parcerias, contribuindo com os atores locais e avançando em seus próprios programas nas áreas nuclear, científica e tecnológica.
Durante a agenda, a comitiva foi recebida pela reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira, e pelo prefeito Netto Donato, além do vice-prefeito Roselei Françoso e demais membros da equipe municipal. Muradas ressaltou o potencial da cidade e a importância da receptividade local. “A visita foi muito produtiva. Verificamos que o potencial de parceria com um município de excelência como São Carlos é grande”, declarou.
O vice-prefeito Roselei Françoso enfatizou a relevância da aproximação com a Marinha. “O objetivo maior deles é realmente conhecer esse segmento de tecnologia para viabilizar parcerias com a Marinha. Apresentamos a Universidade Federal, a USP, a FATEC, nossos polos de alta tecnologia e hubs de inovação, além do mapeamento do ecossistema local”, explicou.
Para o prefeito Netto Donato, São Carlos tem papel estratégico no cenário tecnológico nacional. “São Carlos começa novamente a receber visitas nacionais para conhecer o que avançamos nas últimas décadas. Enquanto prefeito, eu dou todo o apoio e vou fornecer toda a infraestrutura necessária para que tenhamos mais tecnologia. A cidade é abençoada. Poucas cidades têm o potencial que nós temos. Minha função é tornar esse potencial em oportunidades de desenvolvimento”, destacou.
A visita contou ainda com a presença do vice-almirante Henrique Baptista de Souza, assessor de Relações Institucionais e Comunicação Social da DGDNTM; a comandante Virgínia Rodrigues Pereira, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica; e Edwaldo Costa, jornalista da Divisão de Imprensa da Diretoria. Na Prefeitura, foram recebidos também por Mateus de Aquino, secretário de Cidade Inteligente e Transparência; Laurie Lubek, secretária de Gestão Pública e Integração Governamental; e Paula Knoff, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Com esse contato inicial, a Marinha do Brasil sinaliza a intensificação de sua presença em centros tecnológicos brasileiros, buscando fortalecer a inovação e o desenvolvimento conjunto para o futuro da ciência e da defesa nacional.