Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • GERAL
  • MINUTO DA SAÚDE | Saiba porque devemos tomar vacina contra a gripe todo ano
  • GERAL

MINUTO DA SAÚDE | Saiba porque devemos tomar vacina contra a gripe todo ano

Redação 30 de abril de 2020
VACINAGRIPE

Agência do Rádio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de março e vai até o dia 22 de maio e, provavelmente, você já ouviu alguém dizer por aí que tomou a vacina no ano passado e, por isso, não vai tomar neste ano. Pois bem, saiba que isso está errado. De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas têm que tomar a vacina todos os anos. Mas, por que isso, afinal?

Especialistas em saúde afirmam que há dois motivos para que o Ministério da Saúde se mobilize todos os anos para imunizar o maior número de pessoas. O primeiro deles é que o vírus Influenza, causador da gripe, consegue se modificar de um ano para o outro. Isso significa que ele é capaz de enganar o organismo do indivíduo, e infectá-lo novamente. A única solução é uma nova vacina que acompanhe a evolução do vírus.

O epidemiologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Cláudio Maierovitch explica que os tipos de vírus que causam a gripe podem se transformar rapidamente e a vacina busca acompanhar essas modificações.

“Vírus de gripe é uma família, na verdade. São muitos vírus diferentes uns dos outros e eles têm uma propriedade, de [é a capacidade de] se modificar muito rapidamente. Então, pode ser que os vírus de um ano sejam diferentes dos vírus do ano anterior. O tempo todo eles sofrem mudança.”

Maierovitch explica que, diferentemente do que ocorre com outras vacinas, como a da poliomielite, a dose contra a gripe só protege durante um ano. Isso porque, além de passarem por mutações, os vírus se alternam ao circular, e isso é o segundo motivo para fazer campanha todo ano.

Marta Lopes, especialista da Universidade de São Paulo (USP), explica que o Ministério da Saúde, em parceria com diversos laboratórios, monitora quais vírus Influenza circularam mais durante o inverno. Depois disso, o órgão envia o material coletado para a Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS, então, analisa e indica a fórmula ideal da vacina. Por isso, segundo ela, a vacina de 2020 é diferente da vacina de 2019.

“Estes vírus que compõem a vacina deste ano são diferentes dos vírus que compuseram a vacina do ano passado, porque são os que predominaram no inverno passado e que, provavelmente, vão predominar, também, este ano.”

É isso que está acontecendo. Segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, os três tipos de Influenza que compõem a vacina foram os que mais circularam no país durante os primeiros meses deste ano. Até 21 de março, foram 204 casos e 19 mortes por Influenza A (H1N1), 181 ocorrências e 17 óbitos por Influenza B e 21 casos e três mortes por Influenza A (H3N2), informa o Ministério. No total, foram 406 casos e 39 mortes.

O Ministério da Saúde reforça a importância de todos os grupos prioritários se vacinarem, pois, além da gripe, a vacina protege de complicações respiratórias pela doença, que podem até levar a óbito.

Em caso de fila nos postos de vacinação mantenha distância de pelo menos 2 metros dos demais, principalmente idosos. E, para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: OBRAS | Prefeitura pavimenta prolongamentos de vias públicas na região do futuro Fórum de Ibaté
Next: SÃO CARLOS | Prefeitura repassa 4,7 toneladas de alimentos para entidades assistenciais
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

Elenice Aparecida Corrial
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos

Redação 6 de outubro de 2025
IVONE3
  • SÃO CARLOS

Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges

Redação 6 de outubro de 2025
LUCAO0610
  • SÃO CARLOS

Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas

Redação 6 de outubro de 2025
CONEXAOOK
  • SÃO CARLOS

Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos

Redação 6 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos
  • Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges
  • Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas
  • Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos
  • Santa Casa recebe Rotary Clube Bandeirantes em encontro institucional
  • Secretaria de Saúde de Ibaté realiza ação do Outubro Rosa no PSF Jardim Icaraí

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}