
A mobilização regional contra a violência contra a mulher ganhou novo capítulo na noite desta quinta-feira (27), durante o “Américo Brasiliense por Elas”, promovido pela Câmara Municipal de Américo Brasiliense. O presidente da Câmara de São Carlos e secretário-geral do Parlamento Regional Central, Lucão Fernandes, participou do encontro, que reuniu autoridades, vereadores, lideranças religiosas, educadores, profissionais da rede de proteção e moradores.
O evento teve como foco a discussão de ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio. Durante a programação, representantes de diferentes setores abordaram a necessidade de integração entre poder público, Justiça, segurança, assistência social, educação, saúde, instituições de ensino e sociedade civil.
O presidente da Câmara de Américo Brasiliense e presidente do Parlamento Regional Central, Maicon Rios, destacou a atuação de Lucão Fernandes na mobilização regional em torno do tema. Segundo ele, o presidente da Câmara de São Carlos teve papel pioneiro na realização de debates e audiências sobre violência contra a mulher em São Carlos e na articulação para ampliar a discussão a outros municípios.
Lucão Fernandes afirmou que a ampliação do debate demonstra que a pauta passou a ganhar espaço em diferentes cidades da região. “Mais uma vez saio muito satisfeito em ver cidades da nossa região se preocupando com uma causa tão importante e necessária. Os números só crescem e nós, enquanto poder público, temos que fazer a nossa parte”, afirmou.
Mobilização contra violência à mulher avança na região
Para Lucão, a expansão das ações também aumenta a responsabilidade das instituições envolvidas no enfrentamento à violência. “Ver aquele movimento que iniciamos em São Carlos ganhando essa força regionalmente me enche de orgulho, mas também traz o compromisso de continuarmos trabalhando e alicerçando essa luta para termos uma sociedade mais justa, que respeite nossas mulheres e nossas crianças”, destacou.
Durante o encontro, o presidente da Câmara de Motuca, Alisson de Souza, parabenizou Lucão pela iniciativa e o convidou para ser coautor de uma audiência pública sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A atividade deverá ser realizada no município no próximo mês.
Lucão também mencionou o trabalho realizado em Descalvado e parabenizou a presidente da Câmara Municipal, Dra. Vanisse Rodrigues, pelo evento promovido recentemente no município e pelas ações desenvolvidas à frente da Procuradoria da Mulher.
A participação no “Américo Brasiliense por Elas” reforçou a articulação do Parlamento Regional Central em torno de uma pauta comum entre os municípios. A proposta é ampliar o diálogo, fortalecer a rede de proteção às vítimas e estimular ações conjuntas de prevenção à violência doméstica e de enfrentamento ao feminicídio.
O encontro também evidenciou a busca por uma atuação integrada entre municípios e diferentes setores da sociedade, com o objetivo de transformar o combate à violência contra a mulher em uma política permanente de prevenção, acolhimento e proteção em toda a região.


























