
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Eletrônica, registrou dois boletins de ocorrência nesta segunda-feira (18) envolvendo tentativas de estelionato praticadas por meio de contato telefônico e aplicativo de mensagens. O caso aconteceu em de Ibaté (SP). Segundo os registros, criminosos utilizaram a foto de um morador da cidade para tentar enganar seus familiares e solicitar dinheiro por meio de transferências bancárias.
De acordo com o primeiro boletim, a vítima recebeu mensagens no WhatsApp de um número com DDD 16, em que o golpista se passou por seu irmão para pedir dinheiro. A vítima relatou que a prática não é inédita e afirmou acreditar que se trata da mesma pessoa que já tentou outras vezes aplicar o golpe.
Mais tarde, o irmão da vítima também procurou a Delegacia Eletrônica e registrou ocorrência semelhante. Segundo o relato, criminosos voltaram a utilizar a sua foto em um número desconhecido para enganar contatos. Em uma das tentativas, os golpistas chegaram a fornecer dados bancários de destino da transferência, vinculados a um CPF de uma terceira pessoa.
Os dois boletins foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Ibaté para investigação. O caso foi tipificado como estelionato (artigo 171 do Código Penal).
Nos últimos anos, casos semelhantes de estelionato por aplicativos de mensagens têm crescido em todo o estado de São Paulo. As autoridades orientam que, diante de contatos suspeitos, a população não realize transferências financeiras antes de confirmar a identidade do solicitante e registre a tentativa de golpe imediatamente.