
Um motorista de ônibus registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Eletrônica, na última sexta-feira (1º), após um desentendimento com uma passageira durante o embarque em um veículo com destino a São Paulo. O fato aconteceu na cidade de Ibaté.
De acordo com o boletim, o fato ocorreu em via pública, na área urbana da cidade. O condutor relatou que, durante os procedimentos de conferência e recontagem dos passageiros, houve um conflito com uma pessoa que apresentou apenas uma cópia e um protocolo de solicitação de novo documento pessoal, não constando na lista oficial de embarque.
Segundo o motorista, no momento em que solicitou que a passageira preenchesse manualmente seu nome na lista, ela se exaltou, acusando-o de discriminação em razão de sua identidade de gênero. O condutor afirmou que não teve intenção de ofender e que apenas seguiu o procedimento padrão, uma vez que a lista trazia o nome de registro masculino, sem qualquer indicação prévia de nome social.
Ele alegou ainda que só compreendeu o desejo de tratamento no gênero feminino após o início da discussão, e que não houve qualquer ação deliberada de constrangimento. Mesmo assim, disse ter sido insultado e acusado injustamente de atitude transfóbica.
O caso foi registrado e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Ibaté que deve apurar os fatos e avaliar se há elementos para instauração de inquérito.