Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • GERAL
  • NACIONAL | Ocupação de leitos Covid-19 aumenta nos hospitais brasileiros
  • GERAL

NACIONAL | Ocupação de leitos Covid-19 aumenta nos hospitais brasileiros

Redação 16 de dezembro de 2020
LEITOS

Ocupação de leitos reservados para pacientes com Covid-19 cresce em hospitais privados e públicos no Brasil. Segundo Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), a taxa na rede particular chegou a 71,2% de ocupação, na semana de 28 de novembro a 4 de dezembro.

Os dados levam em conta 34 respondentes de diversas regiões do Brasil. Entre eles, existiam 74.816 leitos operacionais-dia, sendo 14% – ou 10.147 – destinados exclusivamente para pacientes com Covid-19.

Arte - Brasil 61

O aumento se intensifica principalmente por conta dos pacientes vindos da rede pública, onde os índices de ocupação também estão bem elevados. Em Belo Horizonte, a prefeitura contratou, em caráter excepcional e temporário, unidades de internação em hospitais privados, para dar continuidade à política de ampliação de leitos destinados à Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, serão investidos R$ 42 mil reais, por leito de UTI Covid e R$ 10.500 reais, por leito de enfermaria.

O pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, Diego Xavier, destaca que antes, a contaminação tinha um fluxo determinado – das regiões metropolitanas para o interior.

“No início da pandemia observamos a chegada da doença nas grandes cidades e depois esse fenômeno da interiorização do vírus. Quando chegou no interior, a doença já apresentava – na maioria das regiões metropolitanas – um processo de diminuição. Tivemos oportunidade logística de enviar esses pacientes do interior para as regiões metropolitanas, que é onde se concentra a maior parte dos recursos”.

Agora, segundo o epidemiologista, os casos acontecem simultaneamente.

“O que temos observado agora são casos acontecendo simultaneamente nessas duas áreas.  Se antes tínhamos essa oportunidade logística, agora não temos mais”, alerta.

Diego Xavier alerta para a movimentação de pessoas durante as festas de fim de ano, o que deve agravar a situação dos leitos.

“Infelizmente as pessoas têm abandonado as medidas de distanciamento e uso de máscara. As festas e as confraternizações de final de ano, como Natal por exemplo, tem uma capilaridade muito grande. A tendência é que as pessoas se movimentem e se exponham. Infelizmente estamos em uma situação em que os leitos de UTI estão bastante cheios. Aqui no Rio de Janeiro já temos uma fila de espera com cerca de 500 pessoas”, comenta.

Em Sorocaba, município do interior de São Paulo, também falta vaga na rede pública: 10 pacientes aguardavam por uma vaga no SUS para leito Covid, na última sexta-feira (11); sendo 9 para enfermaria e 1 para UTI.

No entanto, a Secretaria de Saúde destaca que um paciente, que solicitou vaga na UTI, se encontra em hospital particular e busca transferência para o SUS.
O Epidemiologista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Wildo Navegantes, fala sobre esse movimento inverso, de pacientes da rede particular que buscam a rede pública.

“Do ponto de vista do Sistema Único de Saúde, ele é universal; serve para qualquer usuário. Agora se esse usuário paga convênio médico, espera-se que – via Agência Nacional de Saúde – esse leito, que tem destinação pública, tenha o recurso reposto pelo convênio médico ao SUS”, comentou.

De modo geral, a ocupação de leitos aumentou tanto na rede privada, quanto na rede pública. Segundo a Fiocruz, oito capitais apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19, para adultos, acima de 80%: Macapá (92,5%), Fortaleza (86,4%), Recife (83,3%), Vitória (84,9%), Rio de Janeiro (92%), Curitiba (92%), Florianópolis (90,4%) e Campo Grande (100%).

Arte - Brasil 61

O epidemiologista Wildo Navegantes, destaca o que motivou o aumento de ocupação de leitos.

“Naturalmente foi um relaxamento das atividades de distanciamento social. E também os atos de motivação da retomada – propostos por alguns governos – fazendo com que o comércio fosse aberto, os shoppings fossem abertos, algumas áreas que não são essenciais fossem abertas. Com isso as pessoas voltaram a conviver”, destaca.

Segundo o epidemiologista Wildo Navegantes, apesar da Covid-19 já ser uma doença mais conhecida pelos profissionais de saúde, o governo federal precisa ter uma boa comunicação de risco, para que as pessoas não voltem a se infectar em grande escala. Ele cita a possibilidade do repique de contaminações.

“Por exemplo, no estado do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, que a magnitude dos casos atingiu uma quantidade tão grande, quanto da teórica primeira onda, que nós passamos. Nós corremos o risco de ter repique, em um cenário bem pior, do que nós vimos anteriormente”, alerta.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reuniu prefeitos eleitos e reeleitos, para debaterem os impactos da Covid-19 até agora e os desafios a serem enfrentados pelos municípios no próximo ano.

Fonte: Brasil 61

 

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: ARARAQUARA | Paróquia organiza gincana e arrecada produtos para doações
Next: POLÍCIA | Em Ibaté, jovem é preso acusado de molestar a irmã de apenas 13 anos

RELACIONADAS

sangue
  • GERAL

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião

Redação 17 de agosto de 2025
blobhttpsweb.whatsapp.com3ec4841a-8125-4a69-9bec-11104f68e2d5_20250817_081636_0000
  • GERAL

Participações femininas do sertanejo são destaque no “Terra da Padroeira” deste domingo

Redação 17 de agosto de 2025
hac003
  • GERAL

Hospital Amaral Carvalho será homenageado no Congresso por sua relevância no tratamento de câncer no Brasil

Redação 13 de agosto de 2025
Jornal-Ruscito-(1)-1
Jornal-Ruscito-(1)-2
Jornal-Ruscito-(1)-3
Jornal-Ruscito-(1)-4
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x550px
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner REGIAO EM DESTAKE 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

sangue
  • GERAL

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião

Redação 17 de agosto de 2025
benta
  • FUNERAIS PET

FUNERAIS PET: Despedida à querida gatinha Benta

Redação 17 de agosto de 2025
apollo1
  • FUNERAIS PET

FUNERAIS PET: Despedida ao querido cachorrinho Apollo

Redação 17 de agosto de 2025
CAMARA04
  • SÃO CARLOS

São Carlos celebra o “Dia do Maçom” com entrega do prêmio “Jesuíno de Arruda”

Redação 17 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Posts recentes

  • STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião
  • FUNERAIS PET: Despedida à querida gatinha Benta
  • FUNERAIS PET: Despedida ao querido cachorrinho Apollo
  • São Carlos celebra o “Dia do Maçom” com entrega do prêmio “Jesuíno de Arruda”
  • Homem é detido após danificar prédio da Guarda Municipal em Ibaté

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}