Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • POLÍTICA
  • NACIONAL | Quantidade alarmante de analfabetos funcionais reforça necessidade de priorizar educação
  • POLÍTICA

NACIONAL | Quantidade alarmante de analfabetos funcionais reforça necessidade de priorizar educação

Redação 6 de agosto de 2018
lobbe-educacao001

A educação precisa voltar a ser considerada uma prioridade no Brasil. É o que avaliam deputados do PSDB diante do número de analfabetos funcionais no país. Três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos têm muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas, como fazer contas de uma pequena compra ou identificar as principais informações em um cartaz de vacinação. O dado equivale a mais de 38 milhões de pessoas – 29% da população.

A taxa de brasileiros nessa situação está estagnada há dez anos, como mostram os dados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2018. O estudo foi realizado pelo Ibope Inteligência e desenvolvido pela ONG Ação Educativa e pelo Instituto Paulo Montenegro. O Inaf aplica um teste específico, com questões que envolvem a leitura e interpretação de textos do cotidiano.

Na faixa de 29% de brasileiros classificados nos níveis mais baixos de proficiência e escrita, há 8% são considerados analfabetos absolutos – aqueles que não conseguem ler palavras e frases. Os outros 21% estão no nível considerado rudimentar. Esses não conseguem localizar informações em um calendário, por exemplo.

Além de estar formando mal as crianças e jovens (12% dos jovens de 15 a 24 anos estão no grupo dos analfabetos funcionais), os investimentos na alfabetização de adultos caiu nos últimos anos. Roberto Catelli Júnior, da Ação Educativa, ouvido pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, lembrou, por exemplo, que o Plano Educação de 2014 prevê erradicar o analfabetismo absoluto até 2024. Mas o programa chegou a ter 1 milhão de atendidos e hoje soma apenas 250 mil.

Lobbe Neto (SP), que integra a Comissão de Educação, diz que o ensino voltado para jovens e adultos não pode ser abandonado, como aconteceu nos últimos anos. “Com governos como esses que tivemos com muito populismo, marketing e falta de ética, o resultado é realmente esse: nesses últimos anos houve muito discurso, pouco resultado”, lamentou, ao fazer menção às gestões petistas de Lula e Dilma.

O tucano afirma que a educação precisa ser pensada como um todo. Ao mesmo tempo em que se prioriza a educação nos primeiros anos de vida, é preciso fazer um trabalho de excelência no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) “para que esses possam reingressar nos estudos e serem capacitados, inclusive, para uma colocação no mercado de trabalho”. Para ele, o país possui boas leis, mas que acabam não sendo cumpridas, como a de sua autoria que obriga cada escola a ter uma biblioteca ou sala de leitura.

Desde 2001, ano em que começou o Inaf, o total de brasileiros de 15 a 64 anos que chegaram ao ensino médio aumentou de 24% para 40%, e ao ensino superior, de 8% para 17%. Apesar de a população ter mais anos de estudo, o índice daqueles plenamente capazes de se comunicar pela linguagem escrita segue igual, com só 12% no nível proficiente (o mais alto). Entre os que terminaram o ensino médio, 13% são analfabetos funcionais e, dos que têm ensino superior, 4%.

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Cidinha do Oncológico pede instalação de cobertura em ponto de ônibus
Next: SÃO CARLOS | SMTER oferece 30 novas vagas para o Time do Emprego

LEIA TAMBÉM

plantaopolicial
  • POLÍTICA

Força Tática captura procurado por homicídio em São Carlos

Redação 10 de abril de 2025
policia
  • DESTAKE

Procurado pela Justiça é preso em Operação no Jardim América

Redação 17 de julho de 2024
PSX_547
  • DESTAKE

Força Tática prende jovem por porte de arma no Antenor Garcia

Redação 7 de abril de 2024
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Funerais Pet registra morte da cachorrinha Nutella, em Ibaté
  • Após articulação de Val Construtor, Prefeitura inicia demolição de imóvel abandonado na Rua Taquaritinga
  • Casa é invadida e furtada durante a madrugada no Jardim Nosso Teto, em Ibaté
  • Tenente-coronel da PM é preso acusado por feminicídio e fraude processual em SP
  • Giliardi Nishihara é nomeado secretário municipal de Esportes em Ibaté

Você pode ter perdido

nutella
  • FUNERAIS PET

Funerais Pet registra morte da cachorrinha Nutella, em Ibaté

Redação 18 de março de 2026
VAL02
  • IBATÉ

Após articulação de Val Construtor, Prefeitura inicia demolição de imóvel abandonado na Rua Taquaritinga

Redação 18 de março de 2026
delegacia
  • POLÍCIA

Casa é invadida e furtada durante a madrugada no Jardim Nosso Teto, em Ibaté

Redação 18 de março de 2026
gisele
  • POLÍCIA

Tenente-coronel da PM é preso acusado por feminicídio e fraude processual em SP

Redação 18 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}