Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • ARARAQUARA
  • Nando Reis fala de música e literatura na abertura da FliSol 2024
  • ARARAQUARA
  • DESTAKE

Nando Reis fala de música e literatura na abertura da FliSol 2024

Redação 8 de novembro de 2024
nando03

Fotos: Marcela Campazi e Henri Macfadem

Programação variada gratuita da Festa Literária da Morada do Sol segue até domingo (10)

O cantor, compositor e autor Nando Reis foi atração na noite de abertura da FliSol 2024. A 3ª edição da Festa Literária da Morada do Sol teve início no Teatro Municipal nesta última quarta (06) e segue até domingo (10), com programação gratuita.

Bernadete Passos, diretora da FliSol e do Instituto Colibri, comandou a solenidade de abertura, recebendo o patrono da FliSol, o escritor araraquarense e “imortal” da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão, e a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli. Também, a escritora homenageada desta edição, Djamila Ribeiro, compareceu ao evento, causando grande surpresa e emoção ao público presente.

A diretora agradeceu a todos os parceiros que colaboraram na produção da FliSol 2024 e lembrou que “a Festa tem um papel fundamental de divulgar e incentivar a leitura e a produção dos escritores do interior, assim como formar leitores.”

Teresa Telarolli agradeceu aos presentes, “porque é sempre muito tocante, motivador para quem trabalha com cultura e arte, ver uma casa cheia prestigiando, em busca de ouvir e conviver com cultura e literatura que, normalmente, não tem o mesmo apelo de outras artes. Eu agradeço demais, pois o que nos motiva a fazer na vida, ganha um sentido renovado quando temos esse tipo de resposta da comunidade e do público.”

Djamila Ribeiro ficou tocada em ser homenageada pela FliSol nesta edição e disse que é a primeira vez que é homenageada em uma feira literária. “É uma honra imensa estar aqui na sua terra”, disse referindo-se a Ignácio. “É um dos maiores reconhecimentos que podemos ter na vida: receber esse carinho. É a primeira vez na minha trajetória que eu sou homenageada por uma feira literária, então isso tem ainda mais um valor especial, por ser aqui em Araraquara, essa terra, a Morada do Sol, que tem esse filho ilustre que é o Ignácio de Loyola Brandão. Toda minha gratidão a essa cidade que me acolheu de maneira tão amorosa e tão carinhosa.”

No palco do teatro, Ignácio – acompanhado por Ludmila – ouviu uma homenagem a ele, com leitura da professora de Literatura, Silvana Santoro, enquanto um vídeo apresentou o circuito “Caminhos de Loyola”. Antes também, a EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira apresentou a coreografia “Bravun de Elegbara”.

Ignácio disse: “comecei minha vida em Araraquara e, de alguma maneira, estou terminando minha vida em Araraquara” e contou que está fechando seu novo romance, “Risco de Queda”. “Eu cheguei nessa idade, porque não morri”, disse arrancando risos da plateia. “Outro dia, eu tive a melhor definição de idoso e velho e, com isso, eu concluo: velho tem saudade, idoso tem projetos. Eu tenho projetos.”

A cerimônia de abertura também foi acompanhada pelos vereadores Fabi Virgílio e Alcindo Sabino, além da diretora executiva da Fundart, Carolina Guimarães.

A Música e a Literatura – A mesa literária “A Música e a Literatura”, com Nando Reis, contou com a medição do Prof. Dr. Alexandre Campos, Professor Assistente Doutor na UNESP – FCL de Araraquara.

Em um papo descontraído, Nando Reis contou sua trajetória na música, com o viés da literatura e da poesia e também lançou o livro “Pré-Sal”. “Este livro é um caderno de ilustração feito de forma displicente a partir da música ‘Pré-Sal’, uma canção longa, exótica, bastante enigmática e de reminiscências”, disse referindo-se à canção “imagética” do disco Sei, de 2012.

O livro reúne desenhos, colagens, fotos, ilustrações e fragmentos de memória que transporta à sua infância e juventude. Os registros foram feitos em uma caderneta com caneta hidrográfica, nanquim, grafite, crayon, lápis de cera, lápis aquarela, guache, Ecoline, além de papéis e fotografias. “Sempre gostei de desenhar, mas sem a menor pretensão”. Vale lembrar que, antes de “Pré-Sal”, Nando lançou o livro “Meu Pequeno São-Paulino” (2009), que faz uma viagem pela sua infância, pelos grandes ídolos e títulos do seu time de coração.

Também no encontro, Nando relembrou seus professores do Colégio Equipe, em São Paulo; comentou sobre as suas diversas parcerias, mas apontando que gosta mesmo é de trabalhar sozinho; contou de sua relação com a cidade de Jaú, cidade de sua família, onde é cidadão honorário – entre outras.

No início da conversa, Nando confessou: “eu me sinto até um pouco constrangido por estar sentado aqui pra falar de literatura, diante de Ignácio de Loyola Brandão e Djamila Ribeiro, porque afinal de contas a minha área tangencia a literatura, já que meu trabalho e ofício é a música e eu sou um compositor.”

No fim do bate-papo, em uma interação com Nando Reis, Ignácio de Loyola que estava na plateia, disse “eu consigo escrever um livro de 500 páginas, mas não consigo escrever 20 linhas de uma canção. É lindíssimo escrever canção, é lindíssimo escrever música… tenho uma inveja imensa!”, afirmou o imortal, sendo ovacionado pelo público.

A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI-Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de Necta Gás Natural, SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA.

Mais informações: https://flisol.com.br/edicao-2024 , http://www.facebook.com/flisol.araraquara1 , http://www.instagram.com/flisol.araraquara e http://www.araraquara.sp.gov.br.

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

 

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: Alunos do SENAC participaram do projeto “Visite a Câmara”
Next: Amanda Françozo tem encontro com convidadas em confeitaria paulista
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

INSS
  • SÃO CARLOS

Palestra no Paço Municipal esclarece benefícios sociais do INSS em São Carlos

Redação 3 de outubro de 2025
LUTO-PACO
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté lamenta morte de servidor público Nadir Siqueira

Redação 3 de outubro de 2025
onibus
  • SÃO CARLOS

Linha 34 amplia atendimento e ganha novo ponto de embarque em São Carlos

Redação 3 de outubro de 2025
netto01
  • SÃO CARLOS

Gestão com Responsabilidade faz Netto Donato “cortar na própria carne”

Redação 3 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Palestra no Paço Municipal esclarece benefícios sociais do INSS em São Carlos
  • Prefeitura de Ibaté lamenta morte de servidor público Nadir Siqueira
  • Linha 34 amplia atendimento e ganha novo ponto de embarque em São Carlos
  • Gestão com Responsabilidade faz Netto Donato “cortar na própria carne”
  • LUTO: servidor da prefeitura perde a vida após ser prensado por caminhão em chácara de Ibaté
  • Crédito facilitado promete aquecer vendas do comércio em São Carlos no fim de ano

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}