
O prefeito de São Carlos, Netto Donato, participou, na tarde desta terça-feira (23), da solenidade comemorativa pelos 160 anos da Câmara Municipal de São Carlos, realizada no plenário da Casa. O evento reuniu autoridades, parlamentares e familiares de personalidades históricas que marcaram a política local.
A cerimônia prestou homenagens a nomes de destaque da trajetória do Legislativo são-carlense. Os vereadores Antônio Carlos Catarino e Azuaite Martins de França, ambos com oito legislaturas, receberam reconhecimento pelos mandatos mais longos da história da instituição. Uma homenagem póstuma foi dedicada à ex-vereadora Diana Cury, primeira mulher a presidir a Câmara, representada por suas filhas, Cyntia e Cláudia Cury. O ex-presidente da Casa, Edson Fermiano, também foi lembrado por sua atuação em três gestões (2003-2004, 2007-2008 e 2011-2012).
O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, abriu a sessão destacando o papel histórico da Casa na defesa dos direitos da população e na promoção da justiça social. “São 160 anos de debates, embates, consensos e conquistas. A Câmara é parte fundamental da construção da nossa cidade”, afirmou.
Lucão fez questão de valorizar o trabalho dos vereadores e servidores que atuaram ao longo dos anos. “Mais que uma celebração, este momento é um convite para refletirmos sobre o legado que deixaremos às próximas gerações. A democracia é a maior conquista da sociedade e só existe graças a instituições sólidas como esta”.
Ao recordar a trajetória de Diana Cury, destacou sua importância, “Foi a primeira mulher a presidir o Legislativo e seu trabalho foi inspirador. Hoje, ao homenagearmos sua memória, reafirmamos nosso compromisso com a representatividade e com o respeito à história da cidade”.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Netto Donato ressaltou a ligação entre sua trajetória política e o Legislativo. “Poder voltar a esta Casa enquanto prefeito é de grande valia. Parte do que eu sei da política, aprendi aqui, nos sete anos e cinco meses em que fui diretor legislativo e administrativo”, lembrou.
Ele também destacou a importância dos vereadores na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento do município. “Independente de partido ou quantidade de votos, os 21 vereadores representam o povo. Não têm vida fácil, enfrentam críticas, e muitas vezes esquecem que por trás de cada parlamentar há uma família que dá suporte. Tenho muito respeito pelas decisões e opiniões contrárias, e muito a agradecer a todos vocês. Sem o Legislativo, o Executivo não funciona”.
Netto ainda fez menção especial aos homenageados. “Antônio Carlos Catarino e Azuaite Martins de França têm um legado político que ajudou a construir São Carlos. E à vereadora Diana Cury, minha gratidão eterna: foi ela quem fez minha primeira filiação partidária e foi minha primeira candidata a vice-prefeita. A Câmara é a voz do povo e, com a união de todos, São Carlos está prestes a receber importantes investimentos para o combate às enchentes. A Câmara nos ajuda a construir uma cidade democrática, acolhedora e conciliadora”.
A solenidade marcou não apenas a celebração de uma história institucional centenária, mas também o reconhecimento de figuras que ajudaram a moldar a vida política e social de São Carlos.